PREVENÇÃO

FMS promove ações pelo Dia Mundial de Combate à AIDS

As equipes estarão distribuindo material educativo e preventivo

FMS promove ações pelo Dia Mundial de Combate à AIDS

Na semana que precede o Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove ações de prevenção e educação sobre esta e outras Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Na manhã de hoje (28), as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde estão na praça João Luís Ferreira, centro da cidade, distribuindo material educativo e preventivo, como preservativos e gel lubrificante. “Estamos dando também orientações gerais, como por exemplo ensinando a usar os preservativos masculino e feminino”, informa Alana Niége, coordenadora de DST/AIDS da capital.

Amanhã (29), a equipe estará percorrendo universidades públicas e privadas de toda a capital levando material e orientações, assim como estarão na Avenida Maranhão realizando a ação com os lavadores de carro que trabalham na região.

Por fim, no dia 07 de dezembro, a partir das 17h, será organizado um ato público no Parque Potycabana, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e organizações não-governamentais. “Será um dia de conscientização sobre o problema, com apresentações culturais, para chamar a atenção da sociedade”, conta a coordenadora.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. “Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida”, afirmou Alana Niége. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1739/fms-promove-acoes-pelo-dia-mundial-de-combate-a-aids