CAPS

Usuários do CAPS Sudeste passam por testagem de HIV, sífilis e hepatites

Mais de 40 usuários e seus familiares foram examinados no local.

Usuários do CAPS Sudeste passam por testagem de HIV, sífilis e hepatites

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Sudeste realizou hoje (21) uma manhã de saúde, com realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e hepatites. Mais de 40 usuários e seus familiares foram examinados no local.

Foram feitos um total de 180 exames para as três doenças. Segundo a coordenadora Ana Benedita Coelho, esta foi a primeira vez que os usuários do CAPS II Sudeste participaram deste tipo de ação. “Antes da testagem, é feito por um momento de aconselhamento sobre métodos de prevenção”, explica a coordenadora. “Depois, se o exame der positivo, o indivíduo é encaminhado para tratamento”, diz. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O CAPS II Sudeste atende uma média de 110 pessoas por dia. O centro tem atualmente 1.375 usuários cadastrados e 577 usuários ativos. No CAPS, as pessoas com transtornos mentais têm acesso a consultas e atividades como grupos, atendimento individual, orientação medicamentosa, atividade física e triagem.

“Aqueles com transtornos severos, graves e persistentes passam o dia todo no CAPS e à noite retornam para suas casas. Outros passam apenas um turno e outra parte dos usuários vêm apenas para consulta e orientação medicamentosa”, explica a coordenadora.

Para ter acesso ao serviço, a pessoa deve procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. Ela pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1733/usuarios-do-caps-sudeste-passam-por-testagem-de-hiv-sifilis-e-hepatites