ACADEMIA DA SAÚDE

População dispõe de local para atividades físicas orientadas e gratuitas

População dispõe de local para atividades físicas orientadas e gratuitas

A comunidade do Vamos Ver o Sol e arredores dispõe, desde outubro, um novo espaço físico dotado de equipamentos, estrutura e profissional qualificado com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. Esse espaço, anexo à Unidade Básica de Saúde Antônio Pessoa dos Santos, é a Academia da Saúde.

“Nós realizamos avaliação física, ginástica, exercícios funcionais, trabalhos com peso, trabalhos de resistência muscular, dentre outras atividades físicas. Atividades muito importantes para a promoção da saúde, melhorando a autoestima das pessoas envolvidas, assim como diminuindo o risco de algumas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e até a depressão”, afirma a educadora física do Vamos Ver o Sol, Andrelina Marques.

Existem seis turmas formadas na Academia da Saúde do Vamos Ver o Sol. Cada turma conta com 20 pessoas e foram divididas de acordo com as faixas etárias. “São duas turmas de pessoas entre 25 anos e 45 anos, outras duas turmas de 46 a 54 anos e outras duas de 55 a 80 anos. E existe um cadastro de reserva. Caso um integrante de alguma turma falte mais de três vezes seguidas, sem justificativa, nós colocamos alguém do cadastro de reserva no lugar do faltoso”, explica Andrelina Marques, falando ainda que a comunidade aderiu de forma bastante positiva às atividades desenvolvidas por ela no local.

“Gosto muito de fazer as atividades da Academia da Saúde. Sou hipertensa e já fazia acompanhamento na UBS próxima e o grupo na academia veio só melhorar minha qualidade de vida, estou mais disposta”, expõe Marisete Sousa Barros, de 49 anos, que é frequentadora da Academia da Saúde do Vamos Ver o Sol.

Em Teresina, existem seis Academias da Saúde. No Alto da Ressurreição, Santa Isabel, Vamos Ver o Sol, Parque Wall Ferraz, Monte Verde e Angelim. Todas anexas às Unidades Básicas de Saúde dos bairros. O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros.

“O grande objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população”, explica Luci Santiago, educadora física que compõe a Gerência de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde, FMS.

“Ter a oportunidade de fazer atividade física de forma gratuita e orientada é muito bom. Já fui a alguns locais ver o preço das atividades, mas não posso pagar. E minha saúde fica melhor quando faço exercícios”, afirma Ana Célia Andrade, de 52 anos, assídua frequentadora da Academia da Saúde do Vamos Ver o Sol.

Os Polos de Academia em Saúde são compostos por três espaços, o de vivência, o multiuso e outro com equipamentos. “O espaço de vivência é uma área coberta e o ponto de referência do polo que abriga maior parte das atividades, já que pode ser usado durante todo o dia, independente das condições de tempo”, explica Luci Santiago, da FMS.

Ela fala ainda do espaço multiuso que é composto de área ao ar livre, que pode ser apropriado das mais variadas formas. Já o espaço com equipamentos, como extensão do espaço multiuso, é destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em alguns equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas, barras marinheiro).

Academia da Saúde fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1731/populacao-dispoe-de-local-para-atividades-fisicas-orientadas-e-gratuitas