VACINAÇÃO

Primeiro dia de campanha imuniza mais de 11 mil animais na zona rural

A cobertura é de 95,52% de 11.624 animais

Primeiro dia de campanha imuniza mais de 11 mil animais na zona rural

Um total de 11.103 animais foram vacinados no primeiro dia da etapa rural da vacinação antirrábica, que no sábado passado (11) visitou as zonas Norte e Leste. A campanha, que visa proteger cães e gatos, é organizada em Teresina pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foram vacinados 8.222 cães e 2.881 gatos em um dia, o que totaliza 95,52% da meta de 11.624 animais. “O objetivo é imunizar 25 mil animais em toda a zona rural de Teresina”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. A campanha terá continuidade neste sábado (18) nas zonas rurais Sul e Sudeste.

Mais de 400 servidores estão trabalhando na atividade. “Devido à distância entre as localidades, a logística da vacinação antirrábica na zona Rural é diferente da zona Urbana”, esclarece Oriana Bezerra. “Enquanto a etapa urbana trabalha com o estabelecimento de postos fixos, a rural é realizada por meio do deslocamento das equipes, que visitam as residências de cada localidade para a imunização dos animais”, explica a gerente.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Na etapa urbana de vacinação contra a raiva foram vacinados 105.714 cães e gatos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1724/primeiro-dia-de-campanha-imuniza-mais-de-11-mil-animais-na-zona-rural