COMBATE AO MOSQUITO

"Faxina" chega aos bairros Todos os Santos e Alegre

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população.

As zonas Norte e Sudeste serão as contempladas pela Faxina nos Bairros, operação de limpeza e educação que visa reduzir os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Será amanhã (04), a partir das 8h da manhã.

Na zona Sudeste, o bairro contemplado será o Todos os Santos, tendo como ponto de partida a Escola Municipal Antônio Ferraz. De lá, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), organizadoras da atividade, percorrerão o quadrante formado pela Estrada da Usina Santana, Rua Nossa Senhora da Conceição, Estrada de Ferro, Rua João Felinto, Rua Linha da CHESF e Rua 42.

Já na zona Norte, a faxina será no bairro Alegre. O ponto de partida será a loja Carlos Construção (na Rua Josué Moura Santos), e o quadrante “faxinado” será aquele formado pelas ruas Rosana Neres, Monte Alto, Josué Moura Santos e Avenida Amadeus Paulo.

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Ele começa durante a semana, quando é feita a divulgação por carro de som e pelos agentes comunitários de saúde e endemia das regiões. Eles percorrem as casas pedindo para que cada pessoa faça uma limpeza em suas residências e deposite na calçada todo o lixo doméstico, que será recolhido no sábado por um caminhão de limpeza. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, esclarece Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Também no sábado acontece uma mobilização educativa, em que os profissionais da FMS percorrem as casas com orientações de prevenção à dengue, zika e chikungunya, suas sequelas e como evitar os focos do Aedes aegypti dentro de suas casas e vizinhança.

A operação, que está em sua 78ª edição, tem os objetivos de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente eletrodomésticos em que a coleta de lixo diária não retira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1712/faxina-chega-aos-bairros-todos-os-santos-e-alegre