COMPROMISSO

Coordenadores de UBS assinam compromisso de melhoria da gestão

A atividade acontece desde agosto e teve dez momentos, que totalizaram 40 horas

Coordenadores de UBS assinam compromisso de melhoria da gestão

Os coordenadores das 90 Unidades Básicas de Saúde de Teresina assinaram hoje, 11, um termo de compromisso para melhorar a gestão nos estabelecimentos. A assinatura fez parte do curso de formação dos coordenadores das UBS’s oferecido pela Fundação Municipal de Saúde.

A atividade acontece desde agosto e teve dez momentos, que totalizaram 40 horas, com o objetivo de capacitar os Coordenadores das UBS com as ferramentas de gestão, de forma a desenvolver competências que vão desde a administração de insumos, pessoal, até o monitoramento de indicadores de saúde. A contextualização dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia Saúde da Família e participação da sociedade também foram temas abordados.

O Termo de Compromisso de Gestão foi firmado entre a FMS e cada Unidade Básica de Saúde, visando a parceria, a negociação, a transparência, a responsabilização mútua e a viabilidade técnica, política e financeira das ações prestadas à população de Teresina, através UBS. “Ele estabelece metas de forma a garantir o respeito à vida, à cidadania e ao bem público, a vinculação aos princípios do SUS e ao modelo de gestão Integrado de Serviços de Saúde”, diz Ayla Calixto, gerente de ações estratégicas da Atenção Básica em Saúde da FMS.

Para garantir a excelência em todas as ações e a busca constante de aprimoramento do corpo funcional da instituição, o termo estabelece ainda um sistema de avaliação quadrimestral dos resultados, que vai guiar as atividades futuras. “A FMS poderá recomendar alterações das metas ou das estratégias de ação, com base na análise dos resultados, visando correção de rumos ou mudanças nas bases de pactuação”, justifica Ayla Calixto.

A avalição dos coordenadores de UBS com relação ao curso de formação de coordenadores é bastante positiva. Segundo a coordenadora da UBS Santa Clara, Gonçalinha da Silva, foi muito proveitoso porque promoveu a integração entre todos e trouxe maior conhecimento sobre o funcionamento da atenção básica. Renata Orsano, coordenadora do Cristo Rei, também avalia como positivo e disse que foram muitas as orientações e a garantia do comprometimento de todos os gestores. Para Dilma Oliveira, da UBS Mama Mia, o curso de formação amplia a visão do coordenador e tem ajudado na troca de experiências. "Para mim, que assumi a pouco tempo a coordenação, foi muito importante porque me permitiu conhecer outros administradores e conhecer toda a estrutura da Fundação", explicou Dilma.

“Os Coordenadores de UBS exercem papel significativo na atividade fim, pois suas ações e decisões impactam diretamente na qualidade do serviço prestado”, afirma o presidente da FMS, Sílvio Mendes. “O gerenciamento local de saúde deve ser desenvolvido por profissional competente, capaz de liderar e agregar valor, aumentando o potencial de sua equipe e conjugando esforços para utilizar recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos de modo a aumentar a resolutividade do serviço na área de abrangência, em conformidade com o modelo assistencial”, complementa o presidente.

fms coordenadores de UBS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1689/coordenadores-de-ubs-assinam-compromisso-de-melhoria-da-gestao