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HUT amplia atendimento da ouvidoria com plantões noturnos

O serviço que já funciona rotineiramente de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, agora já está disponível também nas quintas, sextas, sábados e segundas, das 19h a meia noite.

Garantir o direito do cidadão de ser ouvido! Esse é o principal papel de um serviço de Ouvidoria. E para reforçar esse direito o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está ampliando o atendimento de sua ouvidoria com plantões noturnos. O serviço que já funciona rotineiramente de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, agora já está disponível também nas quintas, sextas, sábados e segundas, das 19h a meia noite.

Segundo Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, essa nova medida tem como objetivo principal aproximar mais o cidadão da gestão. “A ampliação do serviço de ouvidoria vai garantir um atendimento resoluto e com mais qualidade para os nossos pacientes e acompanhantes”, ressaltou o diretor. 

Para o ouvidor do HUT, Joaquim Júnior, a ampliação do horário é uma forma de valorizar o usuário e também os servidores. “Acolhemos todos que procuram o serviço de ouvidoria e ouvimos todas as demandas. Nosso papel é facilitar o diálogo entre as pessoas e encontrar soluções o mais rápido possível”, explicou.

Joaquim disse ainda que esses dias foram escolhidos por serem os de maior movimento. “Analisamos o fluxo e verificamos que nesses dias e nesses horários o atendimento aumenta em torno de 50%, se comparado com os dias normais. Nosso Hospital é preparado para isso, porém a presença da ouvidoria irá melhorar ainda mais a resolutividade”, comentou Joaquim, acrescentando que o HUT recebe uma média de 30 notificações por dia e que mais 90% são pessoas procurando algum tipo de orientação sobre seu atendimento. 

“Orientamos todos que nos procuram e encaminhamos para o setor competente”, finalizou o ouvidor.

O serviço de ouvidoria é uma ferramenta indispensável dentro do Programa Nacional de Humanização. No HUT é um setor que recebe todas as notificações, investiga a causa, checa as informações e acompanha a solução da demanda junto com os setores envolvidos. O usuário pode utilizar esse canal para fazer qualquer tipo de manifestação como denuncias, reclamações, sugestões, críticas, elogios ou solicitação de informações. 

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Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

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