SETEMBRO AMARELO

CAPS 3 promove atividade de valorização da vida

Atividade envolveu usuários, familiares e profissionais do Centro

CAPS 3 promove atividade de valorização da vida

Encerrando o mês de prevenção do suicídio - o Setembro Amarelo - o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 3 promoveu hoje (29) uma manhã de conscientização sobre a valorização da vida. O encontro foi no Parque da Cidadania e reuniu 51 pessoas, entre usuários, seus familiares e profissionais.

O objetivo da ação é conversar com a família e usuários sobre a valorização da vida e a campanha do Setembro Amarelo. "É um movimento mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio", explica a coordenadora do CAPS 3, Adriana Medeiros. "Cada um participou de forma integrativa, com seu momento de fala, mostrando porque quer viver e por que a vida é importante", justificou a coordenadora.

Durante todo o mês de setembro os dispositivos de saúde do município realizaram diversas atividades com os usuários, abordando a temática de valorização da vida.

Serviços

A FMS dispõe aos teresinenses serviços voltados à prevenção ao suicídio e valorização da vida. Além dos CAPS, existe o PROVIDA, ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida. O local fica dentro do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) e disponibiliza psicólogos e psiquiatra.

O PROVIDA atende todos os públicos, inclusive crianças e adolescentes e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, não precisa de marcação prévia. O paciente é atendido por psicólogo e psiquiatra e, dependendo do quadro, inicia o acompanhamento no ambulatório. Em 2016, o ambulatório de prevenção ao suicídio realizou 3.137 atendimentos a pessoas com ideação ou crise suicida.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1668/caps-3-promove-atividade-de-valorizacao-da-vida