SETEMBRO AMARELO

Começa hoje, 25, I Semana de Prevenção ao Suicídio do Cecy Fortes

A abertura do evento será às 16h com a palestra “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”

A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Local de Saúde Cecy Fortes, realizará a I Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, de 25 a 29 de setembro, na Unidade Básica de Saúde Cecy Fortes, localizada na Avenida Jacob Almendra, 620, bairro Porenquanto, zona Norte. A abertura do evento será às 16h com a palestra “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio” realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

O evento, que acontece em Setembro, mês de prevenção ao suicídio, objetiva alertar e dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Setembro Amarelo é uma campanha para a sociedade e por isso conta com a participação de todos.

“Queremos mobilizar toda a comunidade para que possamos falar mais sobre a temática suicídio. Para que todos saibam onde serem atendidos em caso de ideação suicida, como agir com a pessoa que tem esse tipo de ideação. Vamos formar uma rede de cuidados. Esse é apenas o ponta pé inicial para outras ações em prol disso”, fala Rômulo Stefanno, coordenador do Conselho Local de Saúde Cecy Fortes.

Amanhã, 26, às 9h, outra palestra acontecerá na UBS Cecy Fortes, desta vez com a temática “Lutar pela vida é melhor!”, ministrada por representante do Instituto Eurípedes Barsanulfo.

Às 16h do dia 27 o mesmo Instituto Eurípedes Barsanullfo abordará o tema “Sinais e sintomas das pessoas em situação de risco para o suicídio” na UBS Cecy Fortes. No dia 28, às 10h e também às 16h, Vânia Reis, do projeto Caminhos, coordenará roda de conversa com alunos da Escola Estadual Matias Olímpio, na própria unidade escolar, cuja temática é “Ame-se! Sua vida tem valor”.

O PROVIDA, ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida, também participará da ISemana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio do Cecy Fortes. No dia 29 de setembro o PROVIDA ministra palestra, às 9h, com a temática “Prevenção ao suicídio: uma tarefa de muitas mãos”, aos funcionários da UBS Cecy Fortes. Também no dia 29, às 16h, os funcionários da UBS Cecy Fortes receberão atualização sobre a Rede de Atenção Psicossocial do município.

suicídio prevenção fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1663/comeca-hoje-25-i-semana-de-prevencao-ao-suicidio-do-cecy-fortes