COMBATE AO MOSQUITO

Faxina completa 74 edições visitando os bairros Alto Alegre e Comprida

População é convocada a juntar o entulho e colocar nas portas para que as equipes recolham

A 74ª edição da Faxina nos bairros visita amanhã (23) as zonas Norte e Sudeste. A partir das 8h da manhã, as equipes da Fundação Municipal de Saúde e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estarão percorrendo as ruas dos bairros Alto Alegre e Comprida, numa ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

No Alto Alegre, o ponto de partida será o Centro de Educação Básica Professor James Azevedo (conhecido como Escolão do Alto Alegre). Será “faxinado” o quadrante formado pelas ruas Amarante, Nonato Mesquita, Roland Jacob, Sapucaia, João Isidoro França e Castelo do Piauí.

Já o ponto de partida do mutirão no bairro Comprida será a Escola Municipal Mário Quintana, que fica na Rua 05. O quadrante contemplado será o formado pela Rua Monsenhor Zaul Pedreira, Rua Jornalista Wilson Fernandes, Rio Poty e Avenida Noé Mendes.

O trabalho começa durante a semana, com a divulgação do evento por carro de som da FMS e nas visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias das regiões. “Eles pedem à população que depositem em suas calçadas todo o lixo doméstico, especialmente aqueles que não são recolhidos pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte. No sábado, um caminhão vai passar por estes lugares e recolher todo este material”, explica a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

A ação é complementada com atividades educativas, em que agentes de endemias e veterinários percorrem as casas dos bairros contemplados no sábado, fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos.

A FMS pede a colaboração da população neste trabalho, especialmente na limpeza interna das residências. “Fiquem atentos a suas casas, e quando elas estiverem limpas fiquem atentos aos seus vizinhos. Pedimos também aos proprietários de terrenos não construídos que façam uma limpeza nestes locais”, pede o presidente Sílvio Mendes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1662/faxina-completa-74-edicoes-visitando-os-bairros-alto-alegre-e-comprida