ANIVERSÁRIO

SAMU comemora 13 anos com simulação de atendimento

O intuito de capacitar os profissionais em ocorrência de múltiplas vítima

SAMU comemora 13 anos com simulação de atendimento

Em comemoração ao aniversário de 13 anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (23) um simulado de atendimento de ocorrências. Será a partir das 9h, no pátio da Escola Municipal Benjamin Soares de Carvalho (Rua Luis Ferraz, bairro Macaúba, em frente à sede do SAMU).

De acordo com a diretora Francina Amorim, será um simulado de casos com múltiplas vítimas, com o intuito de capacitar os profissionais em ocorrência dessa natureza. "Toda esta atividade será gravada para, posteriormente, analisarmos o atendimento feito e efetivarmos as correções que se fizerem necessárias", conta a diretora. O evento será antecedido por um café da manhã comemorativo para os funcionários do SAMU, às 7h30 da manhã no auditório da sede.

O SAMU presta um serviço de acesso gratuito pelo fone 192, disponível 24 horas por dia para toda a população. O processo de trabalho inicia ao receber uma ligação feita por qualquer pessoa comunicando uma emergência. A chamada é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Entre os anos de 2006 a 2017 as 11 ambulâncias do SAMU realizaram atendimento de 719.951 ocorrências.

Quando o caso requer atendimento em hospitais é feito o envio de ambulância. Outra providência, mas somente para casos muito graves, é o envio da  UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade  sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Os serviços do SAMU devem ser acionados sempre que houver necessidade  de atendimento nos casos de acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos. Em  casos de problemas cardiorrespiratórios de intoxicação, trauma ou queimadura, de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1661/samu-comemora-13-anos-com-simulacao-de-atendimento