PALESTRA

Lineu Araújo promove palestra para cuidadores de pacientes com Alzheimer

Será no auditório da unidade, a partir das 9h30 da manhã.

Em alusão ao Dia Mundial do Mal de Alzheimer, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo promove amanhã (21) uma palestra com cuidadores sobre o tema. Será no auditório da unidade, a partir das 9h30 da manhã.

A palestra será ministrada por Aline Xavier, neurologista do Lineu Araújo, e será aberta à comunidade, ou seja, qualquer pessoa que esteja cuidando de um paciente com Alzheimer pode participar. Estarão presentes também representantes da Associação do Paciente com Alzheimer em Teresina.

O cuidador é a pessoa diretamente responsável pelo paciente. É a pessoa que convive com ele e lhe presta os cuidados elementares, administrando os medicamentos prescritos e mantendo contato regular com o médico. O cuidador pode ser um familiar, um amigo ou um profissional contratado. A família colabora de modo decisivo para o bom padrão de atendimento, porém precisa de ajuda e apoio.

“Será uma ação esclarecedora, para orientar sobre os cuidados com o paciente”, informa a diretora Mariluce Oliveira. “O Alzheimer exige atenção especial com a administração correta de medicamentos, apoio nos momentos de alucinações e cuidados com banho, ferimentos, hidratação e outros”, diz a diretora.

O Lineu Araújo mantém regularmente um programa de acompanhamentos dos males de Alzheimer e Parkinson. Para ter acesso, basta o paciente agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde da sua região. “Ele passa então a ser acompanhamento pela neurologista do programa e recebe a medicação adequada, que é distribuída gratuitamente em parte pelo Lineu Araújo e parte pela Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado”, esclarece Mariluce Oliveira.

Data

Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer. A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o problema. A doença degenerativa atinge um número cada vez maior de idosos, já que a expectativa de vida vem aumentando. Da mesma forma, os estudos e as estatísticas relativas à doença também aumentam e preocupam. O mal de Alzheimer é uma das principais causas da demência, doença que atinge 47,5 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde, e que tem 7,7 milhões de novos casos a cada ano.

No Brasil, segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a doença afeta cerca de 1,2 milhão de pessoas, sendo principal causa de demência em maiores de 60 anos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1656/lineu-araujo-promove-palestra-para-cuidadores-de-pacientes-com-alzheimer