Serviços de saúde essenciais estarão de plantão no feriado

A rede hospitalar estará com escalas de profissionais completas

Mesmo no feriado, a saúde municipal está a postos para atender a população. Por isso, amanhã (07), todos os serviços essenciais de atendimento estarão em funcionamento para atender casos de urgência, emergência e plantões em Teresina.

A rede hospitalar estará com escalas de profissionais completas para atender as necessidades da população. “Os hospitais e as maternidades prestarão atendimento nos casos de urgência clínica, pediátrica, obstétrica e também nos casos de cirurgia que forem de emergência”, informa a diretora de Assistências Especiais da FMS Jesus Mousinho. O Laboratório Raul Bacelar também estará em funcionamento para realizar os exames clínicos requeridos pelas equipes de saúde de plantão.

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, estará com suas ambulâncias disponíveis 24 horas para atender os chamados do telefone 192. “Nós estamos tendo o cuidado, como em todos os grandes feriados, de manter nossa equipe completa”, conta a diretora Francina Amorim.

As equipes da Vigilância Epidemiológia estarão de plantão, realizando visitas em 34 hospitais públicos, filantrópicos e particulares, realizando a busca ativa doenças de notificação compulsória de interesse da saúde pública, como a dengue. “É um trabalho que realizamos todos os fins de semana e feriados, de investigação da ocorrência destas doenças, como também para a tomada de providências o mais rápido possível quando necessário”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Quem também estará de plantão são os profissionais do Centro de Zoonoses, para recolhimentos de animais e atendimentos clínicos. Além de também estarem realizando exames de leishmaniose visceral (LV) e vacinação de animais de 8h às 17h.

Por fim, os serviços de saúde mental que disponibilizam pernoite – como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, a Residência Terapêutica e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAi) também estarão funcionando normalmente.

Durante o feriado não funcionará o atendimento em serviços que não se caracterizam como urgência, como o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, assim como também nas Unidades Básicas de Saúde e CAPS do tipo II e AD.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1637/servicos-de-saude-essenciais-estarao-de-plantao-no-feriado