INAUGURAÇÃO

Nova UBS garante a saúde na região do Cristo Rei

Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas

Nova UBS garante a saúde na região do Cristo Rei

Um novo prédio por mês. Esta é a média de entrega de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pela prefeitura de Teresina, que inaugurou hoje (04) sua 54ª obra na atenção básica: a UBS Antônio Carlos Costa. Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas pela unidade, que atende aos bairros Cristo Rei, Ilhotas e Piçarra.

O novo prédio da UBS Antônio Carlos Costa vem para substituir o antigo posto de saúde da região, que funcionava em um prédio do Centro Social com apoio da Igreja Católica. Ele conta com uma estrutura ampla, com 589,96 m² de área construída de acordo com os padrões do Ministério da Saúde. Ele conta com três consultórios médicos, seis odontológicos e cinco indiferenciados, salas de vacina, inalação coletiva, esterilização área coberta para atividades e estrutura para a realização de exames e curativos, que não eram realizados no imóvel antigo.

Além disso, a UBS já está toda informatizada e fazendo uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão, ferramenta que registra online todo o histórico de saúde dos usuários, sem o uso de fichas de papel. "Com o prontuário eletrônico, que está em rede, a pessoa pode ser atendida em qualquer lugar, em caso de mudança de endereço ou urgência, e o profissional de saúde terá acesso a suas informações", explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes.

Atuarão no local cinco equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), realizando o atendimento básico e acompanhamento da população. Uma delas é Francisca Sousa, que frequenta a unidade para acompanhamento de diabetes. "Aqui tá muito bom, e com certeza o atendimento só vai melhorar", conta a idosa.

Serão ofertados serviços como consultas, tratamento odontológico,acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, vacinação, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

O custo da obra foi de R$ 1.001.136,30. Para o prefeito Firmino Filho, a entrega desta unidade é mais um passo na garantia à saúde universal, direito estabelecido pela constituição de 88. "O que eu peço à população é que adotem esta unidade como de vocês. Estejam presentes nas atividades dela, vejam os problemas, denunciem se for necessário. Vocês são o instrumento de consolidação deste serviço", disse o prefeito.

Homenageado

Natural da cidade de Barras, Antonio Carlos Gonçalves Costa formou-se em medicina Universidade do Distrito Federal (atual UFRJ), e especializou-se em otorrinolaringologia. Por muito tempo foi o único otorrino plantonista de Teresina, atendendo urgência 24 horas por dia. Foi nomeado médico do INPS e do Hospital Getulio Vargas, e trabalhou também no Pronto Socorro, Casamater, SANDU e em seu consultório.

Trouxe para a capital diversos exames e técnicas que só eram realizados em outros estados. Foi médico de gerações de famílias, salvou muitas vidas e sempre gozou de alto conceito como profissional e como cidadão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1633/nova-ubs-garante-a-saude-na-regiao-do-cristo-rei