FAXINA

Faxina chega aos bairros Parque Poty e Real Copagre

Em sua 71ª edição, Faxina é uma atividade que alia limpeza e educação no combate ao Aedes aegypti

Parque Poty e Real Copagre são os bairros da semana a receber a Faxina nos Bairros, atividade da Prefeitura de Teresina que visa combater os criadouros do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya – o Aedes Aegypti. A atividade é amanhã (26), a partir das 8h da manhã.

No Real Copagre (zona Norte), o ponto de encontro será a Escola Municipal Professor José Carlos. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), parceiras na execução do evento. O quadrante percorrido é o formado pelas ruas Território Fernando de Noronha, Primeiro de Maio, avenidas Duque de Caxias e União.

No bairro Parque Poty, que fica na zona Sudeste, o ponto de encontro será a Escola Municipal O. Rêgo de Carvalho, e o trabalho será executado no quadrante formado pelas ruas Dr. Egídio Mota, Ervitônio Teodoro, Desembargador Antônio Santana e Estrada para Redonda.

Em sua 71ª edição, a Faxina nos Bairros é um trabalho que alia limpeza e educação no combate ao Aedes Aegypti. Durante a semana que a antecede, as equipes de agentes de saúde mobilizam a população para que deposite nas calçadas seu lixo doméstico, inclusive os de grande porte que estivesse nos quintais que possam se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs recolhem todo este material.

A ação é complementada com atividades educativas, em que agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados no sábado, fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos.

A FMS lembra que o trabalho de combate ao mosquito deve ser feito em conjunto entre o poder público e a população, que se torna responsável pela formação dos criadouros do mosquito dentro de sua própria casa. “A colaboração de todos é muito importante, pois é por meio da eliminação dos focos do mosquito que conseguimos nos livrar destas doenças. Por isso, não deixem de fazer a limpeza dentro de suas casas”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1620/faxina-chega-aos-bairros-parque-poty-e-real-copagre