INAUGURAÇÃO

Entrega de UBS marca investimento em saúde em Teresina

A nova UBS vai atender 8.000 famílias da região da Cidade Jardim e Pedra Mole

Entrega de UBS marca investimento em saúde em Teresina

Dando continuidade à programação do aniversário de Teresina, a cidade recebeu hoje (21) mais uma Unidade Básica de Saúde nova e nos padrões de qualidade nacionais. É a UBS Francimar Meireles, que vem para beneficiar a população dos bairros Cidade Jardim e Pedra Mole, na zona Leste de Teresina.

A unidade vem a somar à série de investimentos na atenção básica em saúde que Teresina tem recebido nos últimos anos. Segundo o prefeito Firmino Filho, a função principal da atenção básica é promover a qualidade de vida e prevenção a doenças, por isso é importante ser fortalecida. "Nos últimos anos, passamos a estruturar o SUS, principalmente o atendimento primário, e a entrega desta nova UBS vem para celebrar isso", disse o prefeito.

Ele ressaltou ainda que, para inciar rapidamente este atendimento, as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) foram alocadas em imóveis alugados e associações, em parceria com a comunidade; agora, é o momento de todas terem suas sedes próprias e totalmente estruturadas. "Desde 2013, a Prefeirura de Teresina já entregou 47 unidades novas e reformadas", conta o prefeito.

A UBS Francimar Meireles vem para abrigar duas equipes ESF (que antes atuavam no prédio de uma faculdade) e atendem uma média de 8 mil pessoas. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Duas pessoas beneficiadas por esta equipe são Mayara Kelly e sua filha Ágata, de três meses. A jovem conta que fez todo o acompanhamento pré-natal com a equipe ESF do Cidade Jardim e agora o atendimento tem continuidade com os cuidados de sua filha, como conusultas e vacinas. "Estou empolgada com este novo prédio, porque além da localização ser melhor pra mim, acho que o atendimento só vem a melhorar", disse.

Outros serviços disponíveis na UBS são consultas médica, odontológica e de enfermagem, tratamento odontológico, tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

Para a construção da UBS, 526,53 m² de área construída, foi investido um valor total de $783.300,88. O local conta com ambientes como sala de marcação de consultas, consultórios de enfermagem, médico e dois consultórios odontológicos. sala para serviços como vacina, observação/procedimento, curativo, inalação, área coberta para atividades e quatro banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, entre outros.

A UBS recebe o nome da enfermeira Francimar Batista Meireles Melo, que atuou na Fundação Municipal de Saúde, assumndo a diretoria de UBS e hospitais, e foi auditora de enfermagem do estado. Para o prefeito Firmino Filho, no mês em que a mulher teresinense é homenageada, a lembrança é mais que justa. "Estou muito feliz em homenagear uma mulher que marcou a saúde pública em sua passagem pela FMS", concluiu ele.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1614/entrega-de-ubs-marca-investimento-em-saude-em-teresina