CMAM

Prefeitura inaugura serviço pioneiro na área da educação e saúde

Centro Multidisciplinar atende crianças com transtorno de aprendizagem

Prefeitura inaugura serviço pioneiro na área da educação e saúde

A Prefeitura de Teresina inaugurou hoje, 21, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM). Serviço pioneiro na região Nordeste, que visa acompanhar de forma multidisciplinar crianças da rede pública municipal com algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

“Estamos comemorando 165 anos de Teresina e celebrando aquelas que fazem a cidade, as mulheres. Celebrar o aniversário da cidade é fundamental, mas também é fundamental olhar para o futuro, mesmo no momento de adversidade que vive o Brasil. Temos que manter a fé de fazer o país avançar. Podemos falar em diversos temas para falarmos de futuro, mas temos que concordar que o futuro não existe sem educação”, falou o prefeito Firmino Filho.

Localizado na Rua Desembargador Freitas, Edifício Paulo VI, centro da capital, o CMAM deu início aos tratamentos de alunos de 70 escolas públicas da capital no mês de abril. Uma triagem de educandos, entre cinco e 14 anos, diagnosticados com transtorno e ou dificuldade de aprendizagem ocorreu para o início dos atendimentos.

“Para mim a obra mais importante entregue durante as comemorações de aniversário da cidade foi esta. Porque não é uma obra de concreto apenas, é uma obra de trabalho. Todos os profissionais que trabalham aqui são engajados. Esse lugar é diferente e vai gerar resultados na educação nunca vistos. Só existe resultado na educação via trabalho”, enfatizou Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Mais de 400 crianças estão em atendimento no Centro de Atenção Multidisciplinar. Desde abril, quando começaram as atividades experimentais, já houve mais de mil atendimentos com psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, neuropediatra e psiquiatra.

“A tríade aluno, escola e família é fundamental para termos sucesso no tratamento. Nós somos um centro inovador de caráter público e atendemos uma real necessidade. Temos em Teresina uma média 85 mil alunos matriculados na rede pública, sendo que pesquisar mostram que 10% desses alunos possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem. Portanto percebe-se a real necessidade de atendimento terapêutico a esses alunos”, explicou Daniela Escórcio, diretora do CMAM.

O CMAM faz atendimentos pela manhã e tarde. Ao todo 50 pessoas pela manhã e 30 pela tarde. Para proporcionar um melhor atendimento, o tratamento do CMAM é aliado a políticas de educação, assistência social e saúde. A equipe identifica a rede socioassistencial de proteção social básica e especial mais adequada para atender e encaminhar as demandas.

Todas as crianças atendidas passam por um atendimento médico para diagnóstico e seguem plano terapêutico específico para cada uma delas. O tratamento dura, em média, três meses.

“Um centro com esse caráter traz a libertação das crianças que tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem, que poderão ter atendimento específico e progredir. Há mais de cinco anos o prefeito nos cobrava um local como esse e graças as diversas parcerias pudemos realizar esse sonho”, disse Kleber Montezuma, Secretário Municipal de Educação.

O CMAM funciona das 7h às 11h e de 13h às 17h e é resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e tem como objetivo contribuir para a inclusão educacional e social do aluno.

O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar recebeu o nome da professora Maria da Conceição Sousa de Carvalho que nasceu em Teresina, em 03 de junho de 1947. Era licenciada em Filosofia pela Faculdade Católica de Educação (FAFI), mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela PUC-SP. Foi professora da Universidade Federal do Piauí durante 43 anos, tendo sido a primeira mulher a assumir o cargo de Direção de Centro na instituição, implantando em 1991 o primeiro Programa de Pós-Graduação da UFPI. Foi membra do Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação e Conselho Estadual de Cultura. Era viúva do professor e deputado Ubiraci Carvalho, com quem foi casada por 43 anos. Faleceu em 24 de janeiro deste ano, deixando quatro filhos e seis netos.

• Centro Multidisciplinar atende crianças com transtorno de aprendizagem
CMAM fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1611/prefeitura-inaugura-servico-pioneiro-na-area-da-educacao-e-saude