INAUGURAÇÃO

Nova UBS beneficia população do povoado Estaca Zero

Unidade Básica de Saúde Francisco das Chagas Pinto Martins foi inaugurada hoje (19) pela Prefeitura

Cerca de três mil pessoas dos povoados Estaca Zero e Lagoinha, na zona Rural de Teresina, serão beneficiadas pela nova estrutura da Unidade Básica de Saúde Francisco das Chagas Pinto Martins, inaugurada hoje (19) pela Prefeitura de Teresina. O evento deu continuidade às comemorações dos 165 anos de nossa capital, que segue até o começo de setembro.

A obra, orçada em R$ 857.952,90, tem 381,75 m² e está dentro dos padrões de qualidade e acessibilidade do Ministério da Saúde. Ela conta com quatro consultórios odontológicos, dois consultórios médicos, salas de marcação de consultas, vacinas, curativos, inalação coletiva, recepção e espera, estocagem/dispensação de medicamentos, observação/procedimento, esterilização, área coberta para atividade, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, entre outros ambientes.

O novo espaço vem de encontro aos anseios da comunidade, que já sonhava com ele há mais de 20 anos. Para a usuária Elza Oliveira, é uma construção que enriquece a comunidade. “Nós necessitávamos desta UBS. Isso porque o acesso à antiga era ruim, algumas pessoas preferiam ir se consultar na cidade que vir pra UBS. Agora vai ficar muito mais fácil”, comemora ela.

O terreno foi uma doação da ex-freira Nora Ellen Stenger, mais conhecida como Irmã Davi. A americana, que vive no Brasil há mais de 50 anos, adotou Teresina como sua cidade e em muito contribuiu para o crescimento da capital. “Estou muito feliz com esta inauguração, porque o povo vai se beneficiar.”, relata a irmã. “Só tenho um pedido a fazer: zelem por este prédio. Ele é bom e é nosso, vamos cuidar dele”, pediu.

Assim como a Irmã Davi, muitos moradores e instituições contribuem para o crescimento da UBS e do povoado como um todo. Em seu discurso, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, destacou esta contribuição, que vem desde os funcionários até usuários, para a construção da UBS e empenho em conseguir um serviço de excelência. O resultado já pode ser visto na menção honrosa que o acolhimento do local recebeu no Projeto QualiSUS (que se destina à implantação de experiências de redes de atenção à saúde nos vários estados brasileiros) e seu pioneirismo na informatização não só do atendimento como de seu sistema de exames.

A equipe recebeu ainda uma nota 10 na avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), se caracteriza pelo cumprimento de uma jornada de dois turnos e promoção de atividades em saúde com a população. “Nosso desafio é construir um Sistema de saúde que atenda à comunidade, e para isso temos que qualificar nossa atenção básica cada vez mais”, disse o prefeito Firmino Filho. “O PMAQ foi uma das estratégias, dando incentivo para que os servidores cumpram jornada de dois expedientes e batimento de metas”, explica o prefeito.

Dentre os serviços ofertados pela UBS, estão os inerentes à atenção primária, como consulta médica, de enfermagem e odontológica, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, vacinação, nebulização, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

Seu nome é uma homenagem ao médico piauiense Francisco das Chagas Pinto Martins, que se dedicou àquela região. Trabalhou na IAMH e na Fundação de Serviços Hospitalares do estado do Piauí (FUSEPI), da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI). Na Legião Brasileira de Assistência do Piauí (LBA) exerceu função de chefe de serviço médico e superintendente substituto.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1610/nova-ubs-beneficia-populacao-do-povoado-estaca-zero