INAUGURAÇÃO

Zona Rural ganha nova Unidade de Saúde

Serão beneficiadas cerca de três mil pessoas no povoado Estaca Zero

O povoado Estaca Zero recebe amanhã (19) uma nova Unidade Básica de Saúde. A partir das 9h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) entrega à população o novo prédio da UBS Dr. Francisco das Chagas Pinto Martins, construída dentro dos padrões de qualidade do Ministério da Saúde.

O investimento para a nova UBS foi de R$ 857.952,90. Ela tem 381,75 m² e conta com vários ambientes como quatro banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, quatro consultórios odontológicos, dois consultórios médicos, salas de marcação de consultas, vacinas, curativos, inalação coletiva, recepção e espera, estocagem/dispensação de medicamentos, observação/procedimento, esterilização, área coberta para atividades, entre outros.

Serão beneficiadas cerca de três mil pessoas, que são atendidas pela Equipe de Saúde da Família que atende no local. Esta equipe aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), se caracteriza pelo cumprimento de uma jornada de dois turnos e promoção de atividades em saúde com a população. “A meta do PMAQ é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde”, explica Ayla Calixto, gerente de ações estratégicas da FMS.

Serão ofertados ainda serviços de acolhimento, consulta médica, de enfermagem e odontológica, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, vacinação, nebulização, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

“Estamos trabalhando para que todo o município de Teresina, zona Rural e Urbana, tenha cobertura de saúde”, diz o presidente da FMS Sílvio Mendes. “Esta unidade vai garantir assistência básica aos moradores do povoado, que receberão a visita da equipe da saúde da família com o suporte de uma UBS para os primeiros atendimentos”, completa o presidente.

A unidade recebeu o nome do médico piauiense Francisco das Chagas Pinto Martins que trabalhou na IAMH e na Fundação de Serviços Hospitalares do estado do Piauí (FUSEPI), da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI). Na Legião Brasileira de Assistência do Piauí (LBA) exerceu função de chefe de serviço médico e superintendente substituto. O médico faleceu em 02 de maio de 1993, aos 54 anos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1608/zona-rural-ganha-nova-unidade-de-saude