COMBATE AO MOSQUITO

Faxina visita os bairros Três Andares e Vale Quem Tem

A ação visa recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti.

A Faxina nos Bairros completa 70 edições com mais um mutirão de limpeza em Teresina. Amanhã (19), as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano estarão nos bairros Três Andares (zona Sul) e Vale Quem Tem (zona Leste) a partir das 8h da manhã.

No Três Andares, as equipes vão se encontrar na Praça das Missões, e percorrer o quadrante formado pela Avenida Industrial Gil Martins, Rua Palmares, BR 343 e Avenida Odilon Araújo. Já no bairro Vale Quem Tem, o ponto de partida será na praça da Paróquia Imaculada Conceição e “faxinar” o quadrante formado pela Avenida Zequinha Freire, Rua Onda Verde, Rua Hugo Prado, Avenida Prefeito Hugo Basto e Rua Francisco Brito Sousa.

O trabalho da Faxina começa durante a semana, com a divulgação do evento por carro de som da FMS e nas visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias das regiões. “Eles pedem à população que depositem em suas calçadas todo o lixo doméstico, especialmente aqueles que não são recolhidos pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte. No sábado, um caminhão vai passar por estes lugares e recolher todo este material”, explica a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

Simultaneamente, é realizada a capina da região e uma caminhada educativa, em que os profissionais da FMS orientam os moradores sobre questões pertinentes ao combate do Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika, dengue e chikungunya, além das sequelas desses males.

Desde sua primeira edição, em dezembro de 2015, a Faxina já recolheu 6453 toneladas de lixo em toda a capital. Somente no último sábado, foram 60,45 toneladas no Ilhotas e 15,54 toneladas no bairro Santa Isabel. A ação ocorre semanalmente em dois bairros de zonas diferentes da cidade, escolhidos pela FMS e SDUs.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1607/faxina-visita-os-bairros-tres-andares-e-vale-quem-tem