PMT inaugura centro para crianças com dificuldade de aprendizagem

Centro tem objetivo acompanhar alunos diagnosticados com transtorno e ou dificuldade de aprendizagem

PMT inaugura centro para crianças com dificuldade de aprendizagem

No próximo dia 21, segunda-feira, às 8h30, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM) será inaugurado oficialmente pela Prefeitura de Teresina. Localizado na Rua Desembargador Freitas, Edifício Paulo VI, centro da capital, o CMAM deu início aos tratamentos de alunos de 70 escolas públicas da capital no mês de abril. Uma triagem de educandos, entre cinco e 14 anos, diagnosticados com transtorno e ou dificuldade de aprendizagem ocorreu para o início dos atendimentos.

O CMAM faz atendimentos pela manhã e tarde. “Ao todo 50 pessoas pela manhã e 30 pela tarde. Para proporcionar um melhor atendimento, o tratamento do CMAM é aliado a políticas de educação, assistência social e saúde. A equipe identifica a rede socioassistencial de proteção social básica e especial mais adequada para atender e encaminhar as demandas”, fala Daniela Coutinho Escórcio, diretora do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar.

Todas as crianças atendidas passam por um atendimento médico para diagnóstico e seguem plano terapêutico específico para cada uma delas. O tratamento dura, em média, três meses. “É um tratamento conjunto, onde escola e família devem participar”, explica Daniela Coutinho Escórcio.

O CMAM funciona das 7h às 11h e de 13h às 17h e é resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMC) e tem como objetivo contribuir para a inclusão educacional e social do aluno. Ele oferece atendimento terapêutico multidisciplinar através da promoção de serviços multiprofissionais, com psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, serviço social, educadores físicos, terapia ocupacional, neuropediatria e psiquiatria.

HOMENAGEADA

Maria da Conceição Sousa de Carvalho nasceu em Teresina, em 03 de junho de 1947. Era licenciada em Filosofia pela Faculdade Católica de Educação (FAFI), mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela PUC-SP. Foi professora da Universidade Federal do Piauí durante 43 anos, tendo sido a primeira mulher a assumir o cargo de Direção de Centro na instituição, implantando em 1991 o primeiro Programa de Pós-Graduação da UFPI. Foi membra do Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação e Conselho Estadual de Cultura. Era viúva do professor e deputado Ubiraci Carvalho, com quem foi casada por 43 anos. Faleceu em 24 de janeiro deste ano, deixando quatro filhos e seis netos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1605/pmt-inaugura-centro-para-criancas-com-dificuldade-de-aprendizagem