Inauguração

Quase 24 mil pessoas serão beneficiadas com inauguração de UBS no Dirceu

Inauguração será às 18h desta sexta-feira (11)

A população do bairro Dirceu e imediações receberá nesta sexta-feira (11), às 18h, uma nova Unidade Básica de Saúde. A UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro terá novo prédio e endereço – agora localizada na Rua 51, Itararé – e atenderá aproximadamente 24 mil pessoas. O gerenciamento do local será feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A nova UBS vai substituir duas antigas unidades da região que funcionavam em imóveis alugados e agora vai funcionar em um espaço próprio, amplo, confortável e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. No local vão atuar seis Equipes de Saúde da Família, que realizam acolhimento, consultas médicas, consultas odontológicas, tratamento odontológico, consulta de enfermagem, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura) e tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes.

Também serão ofertados serviços de curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo de câncer de colo de útero, vacinas, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez (TIG), coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

O investimento para a obra foi de R$749.292,55. A unidade tem 526,53 metros quadrados com vários ambientes: sala de recepção e espera, quatro banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, sala de marcação de consultas, três consultórios de enfermagem, banheiro em um consultório, três consultórios médicos, três consultórios odontológicos, sala de curativo/procedimento, sala de depósito de material de limpeza, sala de inalação, playground, arquivo, expurgo, sala de esterilização e guarda de materiais esterilizados, dois banheiros para funcionários, almoxarifado, copa, depósito, área de serviço, sala de administração e gerência, farmácia, sala de acolhimento, sala de vacina, sala de atividades coletivas e dos agentes comunitários de saúde, área coberta para atividades e casa de resíduos.

Com a inauguração da UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro a cidade de Teresina passa a contar com 17 UBSs só na região Sudeste. “Nossa estratégia como gestor da saúde do município é reforçar o atendimento da assistência básica, que é a porta de entrada da população para os serviços de saúde”, afirma Sílvio Mendes, presidente da FMS. “Dividimos a cidade por região e em cada uma delas temos UBSs, maternidades, hospitais e UPAs para que a população possa ser assistida nas mais variadas especialidades médicas. Nosso objetivo é oferecer serviços de saúde de qualidade com o menor tempo possível”, acrescentou o presidente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1597/quase-24-mil-pessoas-serao-beneficiadas-com-inauguracao-de-ubs-no-dirceu