ODONTOLOGIA

FMS entrega novo Centro de Especialidades Odontológicas

FMS entrega novo Centro de Especialidades Odontológicas

Nossa cidade recebeu na manhã de hoje (10) um novo Centro de Especialidades Odontológicas, que vem ofertar serviços especializados na área. A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e em parceria com a faculdade Uninovafapi, inaugurou o CEO Dra. Francisca Mascarenhas de Sousa e Silva.

Este é o primeiro CEO tipo III de Teresina, que conta com sete cadeiras odontológicas funcionando nos turnos manhã e tarde e capacidade de realizar 70 atendimentos por dia. O local, que começa a funcionar oficialmente na segunda quinzena no mês, vai ofertar especialidades como cirurgia, periodontia, endodontia (tratamento de canal), Cirurgia Oral, Prótese Dentária e Atendimento a Pessoa com Deficiência.

Trata-se de uma retaguarda especializada para a atenção básica, que conta atualmente com 240 equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) – a segunda maior cobertura do Brasil entre as capitais com mais de 500 mil habitantes. “Essas equipes fazem atendimentos básicos e precisam de referência, e é daí que surge a necessidade do CEO. Teresina tem dois CEO tipo II, e agora contamos com este que é tipo III”, conta o prefeito Firmino Filho.

O CEO será gerenciado pela faculdade Uninovafapi com financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via recursos do Ministério da Saúde. Segundo Firmino Filho, a obra tem importância por trazer a gestão privada para dentro do serviço de odontologia público, o que significa mais e melhores oportunidades de gestão.

O nome é uma homenagem à dentista Francisca Mascarenhas de Souza e Silva. Graduada pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em odontopediatria, trabalhou na FMS e Fundação Bradesco por mais de 30 anos. Desde 1997, desenvolveu e coordenou o projeto pé de moleque, em parceria da Paróquia São João Evangelista, voltado para assistência odontológica a crianças carentes na zona sul da capital. O projeto atualmente está consolidado, realiza em torno de 3000 atendimentos por ano e ajuda na qualidade de vida de centenas de pessoas carentes.

“Minha mãe foi um grande exemplo para a odontologia, e estamos muito felizes com esta homenagem”, conta o filho Igor Mascarenhas. “Ela sempre trabalhou com muita dedicação enquanto esteve na FMS. O amor dela foi tão grande que ela também se dedicou às pessoas carentes, contribuindo com o próximo, sempre pensando nos outros”, disse.

O serviço do CEO é regulado via Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é iniciado o tratamento, e referenciado para o centro de especialidade. O agendamento da primeira consulta deve ser realizado na UBS, de acordo com a oferta de vagas das diversas especialidades. Consultas de retorno e entre especialidades são agendadas no próprio CEO.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1596/fms-entrega-novo-centro-de-especialidades-odontologicas