TERESINA EM AÇÃO

Faxina nos Bairros estará no Teresina em Ação

A ação também estará no bairro Beira Rio, zona Sudeste da capital.

Faxina nos Bairros estará no Teresina em Ação

A Faxina nos Bairros será parte da programação do Teresina em Ação, evento que vai levar diversos serviços para o bairro Poty Velho amanhã (05). Durante o evento, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU) estarão percorrendo as ruas em uma grande limpeza na região.

A Praça do Poty Velho, local do evento, será o ponto de partida da Faxina, que começa às 8h da manhã. De lá, as equipes irão percorrer o quadrante formado pelas ruas Manoel Aguiar Filho, Desembargador Vaz da Costa, Alameda Domingos Mafrense, Sapucaia e Avenida Rui Barbosa.

A ação também estará no bairro Beira Rio, zona Sudeste da capital. O ponto de partida será a Igreja Nossa Senhora da Guia e o quadrante a ser faxinado será aquele formado pela Avenida José Francisco de Almeida Neto, BR 343 - Avenida Deputado Paulo Ferraz, Rua 100, Rua M, Rua Vereador Emílio Omati, Rua P, Rua Gabriel Soares e Rua R.

O trabalho começa durante a semana, com a divulgação do evento por carro de som da FMS e nas visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias das regiões. “Eles pedem à população que depositem em suas calçadas todo o lixo doméstico, especialmente aqueles que não são recolhidos pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte. No sábado, um caminhão vai passar por estes lugares e recolher todo este material”, explica a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

Simultaneamente, é realizada a capina da região e uma caminhada educativa, em que os profissionais da FMS orientam os moradores sobre questões pertinentes ao combate do Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika, dengue e chikungunya, além das sequelas desses males.

Desde sua primeira edição, em dezembro de 2015, a Faxina já recolheu 6453 toneladas de lixo em toda a capital. Somente no último sábado, foram 60,45 toneladas no Ilhotas e 15,54 toneladas no bairro Santa Isabel. A ação ocorre semanalmente em dois bairros de zonas diferentes da cidade, escolhidos pela FMS e SDUs.

O “Teresina em ação” é realizado através de uma parceria da Prefeitura de Teresina com a TV Clube. Nele serão ofertados mais de 50 serviços gratuitos à população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1590/faxina-nos-bairros-estara-no-teresina-em-acao