INFORMATIZAÇÃO

Projeto piloto faz uso de tablets no trabalho dos agentes de saúde

O e-SUS territorial torna possível realizar as atividades da Atenção Básica de forma rápida e segura, por meio da inclusão direta no sistema

Projeto piloto faz uso de tablets no trabalho dos agentes de saúde

Está em fase de testes um novo sistema que trará agilidade ao serviço dos Agentes Comunitários de Saúde de Teresina. O e-SUS territorial faz uso de tablets, com um aplicativo de linguagem acessível que permite um processo de trabalho mais eficiente, já que elimina o preenchimento e a digitação de fichas.

O e-SUS territorial torna possível realizar as atividades de cadastramento da Atenção Básica, assim como o registro das visitas domiciliares e territoriais de forma rápida e segura, por meio da inclusão direta no sistema, facilitando assim as ações dos profissionais de saúde.

Segundo o Gerente de Informação de Saúde da Atenção Básica, Kledson Batista, o projeto piloto está sendo testado in loco por quatro agentes em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, nos bairros Piçarreira e Santa Isabel. “Se trata de uma ferramenta intuitiva, que agiliza o trabalho e garantes respostas rápidas, em tempo real”, explica.

A agente Denise Costa atua na região do Madre Teresa e está participando do projeto há cerca de 15 dias. “Facilitou muito o nosso trabalho, evita a gente andar com um monte de fichas. Agora é só fazer o cadastro e sincronizar”, conta ela. O agente Raimundo Nonato Silva, que atua na região do bairro Santa Lia, também destacou a facilidade de uso. “Estou achando muito prático, no início tinha dificuldade, mas agora que aprendi”, relata. Cada agente comunitário de saúde atende uma média de 720 pessoas.

O uso do aplicativo é integrado ao Sistema e-SUS AB com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Para fazer uso dessa ferramenta, é necessário que o município tenha uma instalação do Prontuário com o cadastro atualizado dos profissionais que farão uso do App, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Dessa forma, a sincronização do aplicativo com o PEC será efetuada e os dados enviados ao SISAB.

A sincronização do aplicativo com o PEC permitirá ao agente de saúde utilizar o aplicativo de forma integrada às ações da equipe que já faz uso do PEC.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1583/projeto-piloto-faz-uso-de-tablets-no-trabalho-dos-agentes-de-saude