FAXINA NOS BAIRROS

Mutirão de limpeza recolhe 76 toneladas de lixo

A Faxina já recolheu desde a sua primeira edição até agora 6.453 toneladas de lixo em toda a capital

A 68ª Faxina nos Bairros recolheu 76 toneladas de lixo nos bairros Ilhotas e Santa Isabel. A atividade, desenvolvida em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), tem por objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Desde sua primeira edição, em dezembro de 2015, a Faxina já recolheu 6453 toneladas de lixo em toda a capital. Somente no último sábado, foram 60,45 toneladas no Ilhotas e 15,54 toneladas no bairro Santa Isabel. A ação ocorre semanalmente em dois bairros de zonas diferentes da cidade, escolhidos pela FMS e SDUs.

O trabalho começa durante a semana, com a divulgação do evento por carro de som da FMS e nas visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias das regiões. “Eles pedem à população que depositem em suas calçadas todo o lixo doméstico, especialmente aqueles que não são recolhidos pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte. No sábado, um caminhão vai passar por estes lugares e recolher todo este material”, explica a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

Simultaneamente, é realizada a capina da região e uma caminhada educativa, em que os profissionais da FMS orientam os moradores sobre questões pertinentes ao combate do Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika, dengue e chikungunya, além das sequelas desses males.

A FMS pede a colaboração da população neste trabalho, especialmente na limpeza interna das residências. “Fiquem atentos a suas casas, e quando elas estiverem limpas fiquem atentos aos seus vizinhos. Pedimos também aos proprietários de terrenos não construídos que façam uma limpeza nestes locais”, pede o presidente Sílvio Mendes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1582/mutirao-de-limpeza-recolhe-76-toneladas-de-lixo