COLÔNIA DE FÉRIAS

FMS leva em educação em saúde à Colônia de Férias do Lagoas do Norte

O tema é “Saneamento, Saúde e Vida”

FMS leva em educação em saúde à Colônia de Férias do Lagoas do Norte

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está presente na Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte, que acontece até sábado (29). Seguindo o tema deste ano, que é “Saneamento, Saúde e Vida”, as equipes de Educação em Saúde está levando orientações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Para isso, está disponível um estande com material educativo sobre o tema, em que são distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito. Além disso, o local conta com um espaço criança, com cadeiras infantis, lápis de cor e desenhos ilustrativos em que elas vão poder fazer pinturas, recortes, desenhos e montagens com material educativo de educação em saúde.

Raíza Nascimento tem 12 anos e está participando da Colônia de Férias pela primeira vez. “Eu gosto, estou achando muito boa a oficina e estou aprendendo várias coisas”, diz a menina. Francisca Vitória, de 14 anos, diz que também está aprendendo brincando. “Aprendi a deixar a casa mais protegida contra o mosquito”, conta.

Segundo Júlia Santos, coordenadora de Educação em Saúde e Comunicação da FMS, o objetivo da ação é levar orientações para conscientizar a população sobre o perigo do mosquito por meio das crianças que vão participar das atividades da Colônia de Férias. "Queremos, de forma lúdica, fazer com que os pequenos internalizem desde cedo sobre o combate aos criadouros do Aedes aegypti", diz. "Elas costumam ser nossas aliadas em propagar as informações de prevenção em saúde junto à familiares e comunidade, já que aprendem muito rápido".

A 5ª edição da Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte teve início no último domingo (23) e ainda está com inscrições abertas. A programação é toda gratuita e as atividades começam a partir das 16h.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1580/fms-leva-em-educacao-em-saude-a-colonia-de-ferias-do-lagoas-do-norte