PREVENÇÃO

FMS participa de ações de prevenção contra as hepatites virais

Amanhã (28) uma equipe estará no Parque Potycabana das 17 às 21h imunizando contra a doença

FMS participa de ações de prevenção contra as hepatites virais

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta e prevenção das hepatites virais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está participando de ações de prevenção e esclarecimento sobre as doenças hoje (27) e amanhã (28).

As atividades estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI). Amanhã (28) uma equipe estará no Parque Potycabana das 17 às 21h imunizando contra a hepatite do tipo B. Além disso, serão realizados testes rápidos para hepatites virais, HIV e Sífilis no local.

Na manhã de hoje (27), as equipes estiveram na Central de Abastecimento do Piauí (Nova Ceasa), vacinando contra a doença. “Queremos lembrar que a imunização contra a hepatite B é realizada em três doses”, informa Alana Niége, coordenadora de DST/AIDS da capital. “Durante as ações será feito um cartão de vacina, e quando for a época de tomar as demais doses você pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para completar o esquema”, diz a coordenadora.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da Hepatite C e 756 mil portadores do vírus da Hepatite B, sendo que muitos não sabem que os têm. O diagnóstico é o grande desafio, por isso há a recomendação de realização dos testes, com o objetivo identificar a doença o mais precocemente.

Em 2010, Organização Pan-Americana da Saúde instituiu que em 28 de julho seria comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Inspirado nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, o Julho Amarelo quer conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C, durante este mês.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1574/fms-participa-de-acoes-de-prevencao-contra-as-hepatites-virais