CONTRA O AEDES

Faxina recolhe 113 toneladas de lixo nas zonas Sul e Sudeste

Faxina recolhe 113 toneladas de lixo nas zonas Sul e Sudeste

Um total de 113,62 toneladas de lixo foram recolhidas na mais recente Faxina nos Bairros, que foi realizada no último sábado (22) nos bairros Monte Castelo (zona Sul) e Bom Princípio (zona Sudeste). O objetivo da atividade é promover a prevenção à zika, dengue e chikungunya por meio da eliminação dos criadouros de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Em atividade desde dezembro de 2015, a Faxina é promovida em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), com incentivo da participação da comunidade. Ela acontece semanalmente e já recolheu 6377 toneladas de lixo em toda a capital.

Durante a semana que a antecede, as equipes de agentes de saúde mobilizam a população para que deposite nas calçadas seu lixo doméstico, inclusive os de grande porte que estivesse nos quintais que possam se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs recolhem todo este material.

A ação é complementada com atividades educativas, em que agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados no sábado, fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos. “A população tem recebido bem o nosso trabalho, mas não podemos descansar e contamos com a colaboração de todos nesta luta”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Faxina nos Bairros fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1570/faxina-recolhe-113-toneladas-de-lixo-nas-zonas-sul-e-sudeste