COMBATE AO MOSQUITO

Monte Castelo e Bom Princípio recebem Faxina amanhã (22)

A Faxina nos bairros visa recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti.

A operação Faxina nos Bairros tem continuidade neste sábado (22), a partir das 8 da manhã, percorrendo o município em busca de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Desta vez, serão contemplados os bairros Monte Castelo (zona Sul) e Bom Princípio (zona Sudeste).

Em sua 67ª edição, a Faxina é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Na zona Sul, a atividade começa na praça do Hospital do Monte Castelo e vai percorrer o quadrante formado pelas avenidas Gil Martins, Marechal Castelo Branco, Rua São Francisco e Rua Area Leão. Já na zona Sudeste, o ponto de encontro será a creche do Recanto dos Pássaros e as equipes vão limpar o quadrante formado pela Rua projetada, Rua da caixa d'água, Rua do campo de futebol e Estrada da Usina Santana.

A Faxina nos bairros é uma operação conjunta entre poder público e comunidade, visando recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. Durante a semana que a antecede, as equipes de agentes de saúde mobilizam a população para que deposite nas calçadas seu lixo doméstico, inclusive os de grande porte que estivesse nos quintais que possam se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs recolhem todo este material.

A ação é complementada com atividades educativas, em que agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados no sábado, fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos. “A população tem recebido bem o nosso trabalho, mas não podemos descansar e contamos com a colaboração de todos nesta luta”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1568/monte-castelo-e-bom-principio-recebem-faxina-amanha-22