COMBATE AO MOSQUITO

Mutirão nos bairros Mafuá e Campestre recolhe 86 toneladas de lixo

Mutirão nos bairros Mafuá e Campestre recolhe 86 toneladas de lixo

A 66ª edição da Faxina nos Bairros aconteceu no último sábado (15) nos bairros Mafuá (zona Norte) e Campestre (zona Leste). Neste dia, as equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), parceiras da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na atividade, recolheram 86 toneladas de lixo.

A Faxina nos Bairros acontece semanalmente desde dezembro de 2015 e já recolheu 6264 toneladas de lixo em toda a cidade. Somente no último sábado, foram 59,18 toneladas na zona Norte e 26,8 na zona Leste. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite arboviroses como a dengue, zika e chikungunya.

Segundo a Gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a faxina começa durante a semana, quando os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas, em especial aqueles de grande porte como eletrodomésticos e outros que não são recolhidos pela coleta rotineira. “Nos sábados, os caminhões de limpeza passam para fazer a coleta”, informa a gerente. Também no sábado, agentes de endemias da FMS visitam as casas da comunidade dando orientações sobre como se prevenir contra o mosquito.

A FMS lembra que o trabalho de combate ao mosquito deve ser feito em conjunto entre o poder público e a população, que se torna responsável pela formação dos criadouros do mosquito dentro de sua própria casa. “A colaboração de todos é muito importante, pois é por meio da eliminação dos focos do mosquito que conseguimos nos livrar destas doenças. Por isso, não deixem de fazer a limpeza dentro de suas casas”, diz Oriana Bezerra.

fms Faxina nos Bairros

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1564/mutirao-nos-bairros-mafua-e-campestre-recolhe-86-toneladas-de-lixo