COMBATE AO MOSQUITO

65ª “Faxina nos Bairros” recolhe 89 toneladas de lixo

A operação “Faxina nos Bairros” recolheu 89,71 toneladas de lixo no último sábado (08). Em sua 65ª edição, a atividade promoveu uma grande limpeza nos bairros Usina Santana (zona Sudeste) e Areias (zona Sul), com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a zika, dengue e chikungunya.

A faxina é realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e a população. Em atividade desde janeiro de 2015, a faxina já recolheu mais de 6 mil toneladas toneladas de lixo. Somente na última edição, foram 48,86 toneladas na zona Sul e 40,85 na zona Sudeste.

A atividade começa durante a semana, quando os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas, em especial aqueles de grande porte como eletrodomésticos e outros que não são recolhidos pela coleta rotineira. Nos sábados, os caminhões de limpeza passam para fazer a coleta. “Aquelas pessoas que não tem condição de pagar carros para levar esses tipos de materiais terão a oportunidade de colocar na calçada para coleta”, enfatiza a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra.

Também no sábado, agentes de endemias da FMS percorrem as casas da comunidade dando orientações sobre como se prevenir contra as arboviroses. “A colaboração de todos é muito importante, pois é por meio da eliminação dos focos do mosquito que conseguimos nos livrar destas doenças. Por isso, não deixem de fazer a limpeza dentro de suas casas”, diz Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1556/65-faxina-nos-bairros-recolhe-89-toneladas-de-lixo