TERESINA EM AÇÃO

FMS faz trabalho preventivo no "Teresina em Ação"

FMS faz trabalho preventivo no "Teresina em Ação"

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou 417 atendimentos durante o "Teresina em Ação" realizado sábado no bairro Satélite, na Zona Leste da cidade. O evento, uma parceria da Prefeitura de Teresina com a TV Clube, aconteceu na Praça Santa Teresina. Uma vez por mês, um bairro da cidade é escolhido para receber serviços e atendimentos gratuitos em diversas áreas.

No bairro Satélite, as maiores demandas por atendimentos na área da saúde foram os de orientação bucal, com 220 pessoas assistidas, seguidos da aferição de pressão (126 atendimentos). A população também procurou informações sobre atendimentos nos Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e sobre saúde do homem. Nos os casos onde a equipe da FMS detectou pressão alta as pessoas foram, imediatamente, encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) para medicação e acompanhamento como forma preventiva.

A FMS também ofertou à população serviços de avaliação nutricional pelo IMC; jogos educativos sobre promoção da saúde: alimentação adequada e saúde do homem; avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para UBS; ações educativas sobre vigilância em saúde, com foco no enfrentamento a dengue, zika, chikungunya, tuberculose, hanseníase; orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.

Orientações sobre a qualidade da água também foram dadas. Além de distribuição de hipoclorito de sódio, que serve para lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutas e verduras e doenças veiculadas por água.

O próximo “Teresina em ação” será realizado, em Agosto, no Parque Lagoas do Norte. Nele serão ofertados mais de 50 serviços gratuitos à população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1555/fms-faz-trabalho-preventivo-no-teresina-em-acao