64 EDIÇÕES

Faxina visita os bairros Santa Lia e Primavera

A Faxina nos Bairros completa 64 edições neste sábado (01) promovendo uma grande limpeza nos bairros Primavera (zona Norte) e Santa Lia (zona Leste). A atividade, que começa às 8h da manhã, visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.

A faxina é realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a população. Ela acontece desde dezembro de 2015 e já recolheu mais de 6 mil toneladas de lixo em toda a capital. Somente no último sábado (24) foram 104 toneladas recolhidas nos bairros Lourival Parente e Extrema, que ficam nas zonas Sul e Sudeste da capital, respectivamente.

Já nesta semana, a faxina do bairro Primavera terá como ponto de encontro o Lacen, na rua 19 de Novembro. O quadrante é formado pelas ruas Guaporé, Primeiro de Maio, Santa Isabel, Alex Diniz, Onze de Agosto e Avenida Marechal Castelo Branco. Já no bairro Santa Lia, o ponto de encontro será Escola Padre Ângelo Imperialli e vai contemplar o quadrante formado pelas avenidas Zequinha Freire, Maria Antonieta Burlamaqui e Rua Horácio Ribeiro.

A atividade começa durante a semana, quando os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas, em especial aqueles de grande porte como eletrodomésticos e outros que não são recolhidos pela coleta rotineira. Nos sábados, os caminhões de limpeza passam para fazer a coleta. “Aquelas pessoas que não tem condição de pagar carros para levar esses tipos de materiais terão a oportunidade durante a Faxina”, enfatiza a gerente de zoonoses Oriana Bezerra. Também no sábado, agentes de endemias da FMS percorrem visitam as casas da comunidade dando orientações sobre como se prevenir contra as arboviroses.

fms Faxina nos Bairros

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1543/faxina-visita-os-bairros-santa-lia-e-primavera