SAÚDE MENTAL

Exposição revela o olhar de usuário do CAPS

As obras de Jael Chevalier estarão até o dia 05 de julho na Galeria do Inconsciente

Exposição revela o olhar de usuário do CAPS

Usar a arte como forma de expressão e comunicação é uma arma na promoção de saúde mental. Para valorizar este trabalho, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte promove a partir de hoje (14), às 17h, a exposição "Sob o olhar de Chevalier", que estará até o dia 05 de julho na Galeria do Inconsciente, que fica no Parque da Cidadania.

Serão expostos os trabalhos do artista Jael Cavalcante Chevalier, que frequenta o CAPS há cerca de um ano. “Conhecemos o Jael em uma festa Junina do CAPS, e desde então ele se mostrou alguém dinâmico, consciente e bem interessado nas possibilidades de crescimento pessoal que o tratamento traz para ele”, relata a coordenadora Érica Machado. “Quando ele nos apresentou seus desenhos, ficamos encantados com os traços e linhas, percebemos ali uma determinação e uma vontade de expressar o turbilhão de sentimentos que há nele, e tivemos certeza que aquele trabalho precisava ser exposto”, conta.

Jael Chevalier conta que começou a pintar e desenhar desde a adolescência, e que atualmente se identifica mais com o desenho. “Desde criança gostava de observar as pinturas dos grandes artistas como Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Renoir, e outros. Mas acabei me tornando um aficionado por desenhos arquitetônicos do Oscar Niemeyer, Carlos Bratke e Santiago Calatrava”, afirma o artista de 27 anos, diagnosticado com transtorno bipolar.

A prática de atividades artísticas contribui muito para o bem estar da mente. Entre seus benefícios, está o favorecimento da independência e autoestima. “Desenhar para mim é um exercício de concentração. Me ajuda muito no tratamento, porque no momento que estou desenhando parece que nada tira minha paciência”, diz Jael Chevalier. Para Érica Machado, o papel do profissional de saúde mental é valorizar qualquer expressão de criatividade. “Arte é uma forma de comunicação q muitos utilizam, e que favorece um maior relacionamento com os outros e consequentemente a diminuição do sofrimento psíquico”, afirma a coordenadora do CAPS II Norte.

A Galeria do Inconsciente, gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), é um espaço criado para trazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Nas peças expostas são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelos usuários dos serviços de atenção psicossocial.
A Galeria do Inconsciente está aberta de terça a sexta-feira, das 16h às 20h.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1531/exposicao-revela-o-olhar-de-usuario-do-caps