COMBATE AO MOSQUITO

Faxina recolhe 79 toneladas de lixo nos bairros Parque Brasil III e Porto Centro

Mais de 79 toneladas de lixo foram recolhidas na mais recente Faxina nos Bairros, atividade feita em parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) todos os sábados. A ação tem por objetivo combater a zika, dengue e chikungunya por meio da eliminação de seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Desde dezembro de 2015, já foram recolhidas 5928 toneladas de lixo em toda a capital. Em sua 62ª edição, ocorrida no último dia 10, a Faxina percorreu as zonas Norte e Leste, onde recolheu  53,45 no Parque Brasil III e 25,89 no bairro Porto Centro.

A Faxina tem por objetivo de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente eletrodomésticos em que a coleta de lixo diária não retira.

A operação visita bairros diferentes da cidade a cada semana. As equipe de educação em saúde e limpeza da Prefeitura vão nos locais citados orientando ainda mais as pessoas de como manter os ambientes longe de focos do Aedes aegypti. Simultaneamente, caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas. “Aquelas pessoas que não tem condição de pagar carros para levar esses tipos de materiais que não são recolhidos durante a coleta de lixo rotineira terão a oportunidade de colocar na calçada”, enfatiza Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina.

A FMS pede a colaboração de todos para evitar a proliferação destas doenças pela cidade. “É um trabalho de parceria entre poder público e população. Todos precisam fazer a sua parte, mantendo seus ambientes limpos e evitando o acúmulo de água em ralos, vasos de plantas e outros locais, pois mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar criadouro do Aedes”, alerta Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1530/faxina-recolhe-79-toneladas-de-lixo-nos-bairros-parque-brasil-iii-e-porto-centro