SERVIÇO PARA IDOSOS

Centro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa começa a funcionar em julho

Centro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa começa a funcionar em julho

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou hoje, 6 de junho, reunião com servidores e usuários do atual Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) para explicar como será o novo Centro de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, que funcionará no Centro Social e de Saúde Pedro Arrupe a partir de 3 de julho. O novo espaço de saúde funcionará na Rua Valdivino Tito 1101, Vermelha.

“No local onde hoje funciona o CCTI funcionará o Centro de Saúde da Mulher. Nós não temos recurso suficiente para criar um Hospital da Mulher, mas existe demanda para tal serviço especializado. O que faremos é usar um espaço que já existe para aumentar a oferta de serviços à mulher. O Lineu tem uma equipe pronta para atender essa demanda de saúde da mulher”, informou Sílvio Mendes, explicando que os idosos atendidos no CCTI não serão prejudicados.

O CCTI funciona atualmente em um anexo ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. O Pedro Arrupe irá absorver todos os idosos que hoje são atendidos pelo CCTI, além de atender a todos os demais idosos que residem em Teresina. “O objetivo da mudança é melhorar e qualificar o atendimento à população idosa da capital”, disse Raimundo Barros, gestor do Centro Social Pedro Arrupe.

O CCTI apenas vai ter seus serviços remanejados e absorvidos pelo novo Centro de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. Portanto, irão ter que mudar de local. “Queremos ampliar a oferta de serviços a essa parte da população. No novo espaço, mais adequado para procedimentos em saúde, haverá aumento da oferta de atendimentos”, falou Sílvio Mendes, da FMS.

Atualmente o CCTI atende em média 1.250 idosos, já o Centro Social Pedro Arrupe atende hoje uma média de 200 idosos. O serviço será ampliado, o novo Centro de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa funcionará manhã e tarde com local espaçoso.

A Fundação Municipal de Saúde vai ceder profissionais para compor a equipe integrada do novo centro do idoso e também vai implantar a Central de Marcação de Consulta e Exames no Centro de Saúde Pedro Arrupe.

“Essa grande articulação visa melhorar ainda mais o atendimento à pessoa idosa, dado a experiência do Centro Social e de Saúde Pedro Arrupe. Vamos estar abertos nos dois turnos com uma equipe maior de profissionais para atender a  população idosa da cidade”, explica Patrício Alves de Souza, que faz parte da equipe gestora do Centro de Saúde Pedro Arrupe.

Centro de Saúde do Idoso fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1525/centro-de-atencao-a-saude-da-pessoa-idosa-comeca-a-funcionar-em-julho