COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nas zonas Sul e Sudeste recolhe 96 toneladas de lixo

A ação tem por objetivo combater a zika, dengue e chikungunya por meio da eliminação do Aedes aegypti.

Faxina nas zonas Sul e Sudeste recolhe 96 toneladas de lixo

A Faxina nos Bairros, atividade feita em parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), recolheu 96 toneladas no último sábado (03). A ação tem por objetivo combater a zika, dengue e chikungunya por meio da eliminação de seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Desde dezembro de 2015, já foram recolhidas 5849 toneladas de lixo em toda a capital. Em sua 61ª edição, a Faxina percorreu os bairros Parque São João (zona Sul) e Renascença II (zona Sudeste), onde recolheu 37,38 e 57,52 toneladas de lixo, respectivamente.

Toda semana, são escolhidos dois bairros para receber o mutirão. Nos dias que antecedem a atividade, os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas nos sábados, quando caminhões de limpeza passarão para fazer a coleta. “Aquelas pessoas que não tem condição de pagar carros para levar esses tipos de materiais que não são recolhidos durante a coleta de lixo rotineira terão a oportunidade de colocar na calçada”, enfatiza Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Também aos sábados, as equipes de educação em saúde e limpeza da Prefeitura de Teresina visitam os bairros orientando as pessoas de como manter os ambientes longe de focos do Aedes aegypti.

A operação tem os objetivos de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente eletrodomésticos em que a coleta de lixo diária não retira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1524/faxina-nas-zonas-sul-e-sudeste-recolhe-96-toneladas-de-lixo