ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Usuários do CAPS II Leste fazem atividade física junto à comunidade

Usuários do CAPS II Leste fazem atividade física junto à comunidade

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Leste desenvolve a reinserção dos usuários ao contexto social através de atividades “extra-muros”. Hoje, 1º de junho, foi dia de atividade física na quadra poliesportiva da Escola Municipal Noé Fortes, Planalto Ininga, Rua Jz. João Almeida.

“Eu gosto muito de participar da atividade. Distrai minha mentee ajuda no convívio com as outras pessoas”, afirmou Ana Paula Gomes, que está em tratamento no CAPS Leste.

O grupo de atividade física do CAPS Leste acontece todas às quintas-feiras, a partir das 8h30. “Essas ações de reabilitação psicossocial são importantes. Sem falar que abrimos a atividade para que a comunidade também participe. É livre. Eles usuários podem chamar amigos, parentes, os alunos da escola também podem participar. Estamos aqui para que todos participem”, expôs Aline Coutinho, educadora física do CAPS Leste.

Ela informou ainda que a quadra da Escola Noé Fortes foi escolhida porque é um ambiente mais adequado para as práticas esportivas e lúdicas, que fazem parte do cotidiano dos usuários em tratamento no CAPS Leste. “Nós entramos em contato com a direção da escola e eles nos informam o horário que a quadra vai estar livre para nossas atividade do CAPS. Mas isso não quer dizer que outras pessoas, sem ser do CAPS, não possam participar. Todos são bem vindos”, disse Aline Coutinho.

Quase 20 usuários fazem a atividade extra muro para trabalhar a questão da identidade deles, onde há o estímulo do uso do território onde o CAPS está inserido. O CAPS Leste tem 2.800 usuários cadastrados e 750 participando ativamente das atividades terapêuticas.

• Usuários do CAPS II Leste fazem atividade física junto à comunidade
fms CAPS Leste

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1518/usuarios-do-caps-ii-leste-fazem-atividade-fisica-junto-a-comunidade