COMBATE AO MOSQUITO

“Faxina” completa 60 edições com 5753 toneladas de lixo recolhidas

Somente na última faxina, foram recolhidas 92 toneladas de lixo

5753 toneladas de lixo foram recolhidas na Faxina nos Bairros, atividade que chegou à sua 60ª edição no último sábado (27). A ação, realizada desde dezembro de 2015, tem por objetivo combater a formação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Somente na última faxina, foram recolhidas 92 toneladas de lixo com potencial de acumular água e se tornar criadouro do mosquito, em especial os de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta de rotina. Foram 58,97 toneladas no bairro São Joaquim (zona Norte) e 33,21 no bairro Horto Florestal (zona Leste).

A Faxina é uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Toda semana, são escolhidos dois bairros para receber o mutirão. Nos dias que antecedem a atividade, os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas nos sábados, quando caminhões de limpeza passarão para fazer a coleta. “Aquelas pessoas que não tem condição de pagar carros para levar esses tipos de materiais que não são recolhidos durante a coleta de lixo rotineira terão a oportunidade de colocar na calçada”, enfatiza Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Também aos sábados, as equipes de educação em saúde e limpeza da Prefeitura de Teresina visitam os bairros orientando as pessoas de como manter os ambientes longe de focos do Aedes aegypti.

A operação tem os objetivos de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente eletrodomésticos em que a coleta de lixo diária não retira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1512/faxina-completa-60-edicoes-com-5753-toneladas-de-lixo-recolhidas