COMBATE AO MOSQUITO

"Faxina" recolhe 95 toneladas de lixo nas zonas Sul e Sudeste

A atividade combate a zika, dengue e chikungunya por meio de uma ação de limpeza e educação.

"Faxina" recolhe 95 toneladas de lixo nas zonas Sul e Sudeste

Esta semana, a 59ª edição da Faxina nos Bairros visitou os bairros Cerâmica Cil (zona Sul) e Colorado (zona Sudeste). Ocorrida no último sábado (20), as equipes de limpeza recolheram 95 toneladas de lixo. O objetivo é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya por meio de uma ação de limpeza e educação.

A Faxina nos Bairros é organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Em atividade desde 2015, a ação já recolheu 5661 toneladas de lixo em todo o município. Somente na última edição, foram 50,47 toneladas recolhidas na zona Sul e 44,89 toneladas na zona Sudeste.

Toda semana, as equipes de limpeza percorrem as ruas em busca do lixo com potencial de acumular água e se tornar criadouro do mosquito, em especial os de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta de rotina.

“Nos dias que antecedem a faxina, os moradores serão informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas e recolham todo o material inservível com potencial de se tornar criadouro do mosquito da dengue”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. “No sábado, eles devem depositar este lixo em suas portas e as equipes de limpeza farão o recolhimento”, diz.

O trabalho da faxina não se restringe à coleta de lixo. Os agentes de endemias da Gerência de Zoonoses da FMS realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de fazer uma vistoria e convidar para a faxina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1504/faxina-recolhe-95-toneladas-de-lixo-nas-zonas-sul-e-sudeste