EXPANSÃO

Mais 40 mil pessoas serão atendidas pela Saúde da Família da Zona Leste

Áreas antes cobertas parcialmente pela ESF agora serão totalmente cobertas

Mais 40 mil pessoas serão atendidas pela Saúde da Família da Zona Leste

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou estudo na zona Leste de Teresina e, a partir de agora, reorganizará o acesso aos serviços básicos de saúde na região. Áreas antes que tinham cobertura parcial das Equipes Estratégia Saúde da Família, agora serão cobertas totalmente.

“Vamos ter um aumento da cobertura da Saúde da Família. Mais 40 mil pessoas poderão ter acesso irrestrito aos serviços nas Unidades Básicas de Saúde de cada área e serão referenciadas. O objetivo é tornar o serviço universal”, explica Ayla Maria Calixto de Carvalho, Gerente de Ações Estratégicas da FMS.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

Entenda a expansão: A UBS Santa Isabel atenderá agora também os moradores dos bairros Campestre, Santa Izabel e Santa Lia.  A UBS Ininga atenderá moradores do bairro de Fátima. A UBS Saõ João moradores do bairro Jóquei. A UBS Piçarreira atenderá a Morada do Sol e São Cristóvão. Já a UBS do São João atenderá a população do São Cristóvão que mora na Avenida Senador Area Loão, Avenida Kenedy e João XXIII, além de também atender o bairro Noivos. As áreas mais carentes em torno dos bairros citados já são atendidas pela Estratégia Saúde da Família.

“O que está acontecendo é a expansão dos serviços para as pessoas que moram na área menos carente, que antes tinham cobertura apenas parcial dos serviços básicos de saúde. Mas devemos atender prerrogativas do Ministério da Saúde da Universalidade e devemos atender a todos”, afirma Ayla Maria Calixto.

Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – ESF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Tags:
fms Saúde da Família Teresina

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1500/mais-40-mil-pessoas-serao-atendidas-pela-saude-da-familia-da-zona-leste