CAPS

Parque da Cidadania recebe atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial

Parque da Cidadania recebe atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão promovendo ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, que é comemorado em 18 de maio. A partir de hoje (17) até sexta (19), sempre a partir das 16h, o Parque da Cidadania recebe atividades de promoção dos trabalhos de seus usuários e o incentivo à saúde mental.

As ações acontecem na Galeria do Inconsciente, espaço da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no Parque da Cidadania. “A proposta é mostrar o movimento antimanicomial, que já tem 30 anos e se caracteriza pela luta ao direito das pessoas com sofrimento mental”, explica a Gerente de Saúde Mental da FMS Luanna Bueno. “Uma saúde mental sem manicômios, com atendimento humanizado e inserção dos usuários na comunidade é o objetivo da reforma, e no dia 18 de maio nós procuramos fortalecer esta luta que é constante”, completa a gerente.

Os CAPS trabalham para mostrar que seus usuários têm o seu espaço na sociedade, e para mostrar estes frutos a programação conta com apresentações das atividades desenvolvidas nestes locais, como dança, música, teatro e exposição de obras de arte dos usuários. “Eles estão inseridos nesse ambiente e podem mostrar seus os dons, expondo assim que eles são pessoas com condições de uma vivência na comunidade” explica Luanna Bueno.

A comunidade também é convidada a participar por meio do debate, com a promoção de rodas de conversa e aulões de dança. Por fim, estará aberta a exposição “Galeria do Inconsciente: A evolução da luta às novas experiências”, formada por banners que mostram como funciona hoje a saúde mental em Teresina, de cordo com a nova proposta pós-reforma antimanicomial.

Além da programação no Parque da Cidadania, o CAPS II Sul promove amanhã (18) o seu III Fórum Antimanicomial. Com o tema "Saúde mental que temos, saúde mental que queremos: 30 anos de luta antimanicomial", o fórum acontece das 8h às 12h na Praça João Luís Pereira e contará com rodas de conversa, distribuição de fôlderes, pintura ao ar livre, varal de poesias e apresentação do Coral dos usuários do Centro.

Movimento

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.

O movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Ele tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Programação – Dia da Luta Antimanicomial

16h10 – Arte Circense

18h – Aulão de dança (CAPS III Sul)

Exibição dos documentários: “Parceiros do Cuidado: experiência de grupo com familiares” e “Chegando no ponto: inclusão dos usuários de saúde mental no trabalho”