DISCUTINDO O SUS

Plenária discute saúde da mulher e vigilância em saúde no âmbito do SUS

Toda a sociedade de Teresina foi convidada a participar

Plenária discute saúde da mulher e vigilância em saúde no âmbito do SUS

O auditório do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) foi placo, nesta quarta-feira (17), da I Plenária Ampliada de Saúde das Mulheres e I Plenária Ampliada de Vigilância em Saúde. O evento, organizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Conselho Municipal de Saúde, teve como principal objetivo promover discussões sobre a construção coletiva das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Um momento histórico de reflexão sobre a saúde integrada das mulheres e também de toda a população”, disse Macilane Gomes Batista, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres e palestrante do evento.

Também esteve presente no evento, além das lideranças, entidades e grupos comunitários, gestores, prestadores de serviços, profissionais e estudantes da área de saúde, sociedade civil organizada e usuários do SUS, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes. “Em 1988, por ocasião da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, foi instituído no país o Sistema Único de Saúde (SUS), que passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo”, expôs ele.

O presidente da FMS disse ainda que momentos como a plenária de saúde servem para que as diversas falas sejam ouvidas e sejam tomadas decisões. Ele lembrou ainda dos avanços no que se refere à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde de Teresina.

“Estamos desenvolvendo a criação de um espaço especializado no atendimento à população feminina. Será um Centro de Saúde da Mulher, que será inaugurado ainda este semestre. O novo Centro vai funcionar em um anexo ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) e o público alvo serão as mulheres a partir da adolescência até a terceira idade. O objetivo é se tornar um espaço de referência no atendimento a esta parcela da população, que segundo dados do IBGE (2012), é de 442.138 pessoas somente em Teresina”, falou Sílvio Mendes.

Na plenária de saúde aconteceu a palestra “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade” com a palestrante Macilane Gomes Batista, assistente social, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí.

A Vigilância em Saúde também foi pauta do evento com o palestrante Carlos Alberto Rodrigues de Oliveira, professor Mestre em Vigilância em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ), enfermeiro do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí e enfermeiro da Fundação Municip​​al de Saúde. Houve debates e levantamento de propostas sobre os temas abordados. E no final da plenária aconteceu a eleição de delegados.

• Plenária discute saúde da mulher e vigilância em saúde no âmbito do SUS
Plenária de Saúde fms Conselho de Saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1495/plenaria-discute-saude-da-mulher-e-vigilancia-em-saude-no-ambito-do-sus