INFLUENZA

FMS conclama professores a se vacinarem contra gripe

É o primeiro ano em que os professores fazem parte do público alvo da campanha

FMS conclama professores a se vacinarem contra gripe

O último sábado, 13 de maio, foi o Dia D de Mobilização da 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe. Em Teresina, 40 postos de vacina e mais sete postos volantes em supermercados e shoppings da capital estiveram abertos das 7h30 às 17h, imunizando contra a doença pessoas dentro do público-alvo da campanha. Um total de 74.257 pessoas já foram vacinadas em Teresina, mas a meta é estimada em 170 mil.

A Campanha de vacinação contra gripe segue até o dia 26 de maio. “Os professores precisam comparecer às salas de vacina. Até o momento somente 3.686 educadores receberam sua dose de vacina contra gripe. Se levarmos em consideração que temos pelo menos 28 faculdades na capital, fora as escolas públicas e privadas, esse quantitativo está abaixo do esperado. É uma classe que reivindicou muito que a vacina da gripe fosse dada a eles e agora não estão comparecendo aos postos”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Teresina.

Ela fala ainda que não existe uma meta fechada para este público alvo já que é o primeiro ano em que estão fazendo parte da vacinação contra Influenza. “O Ministério da Educação não repassou o quantitativo de professores no país para o Ministério da Saúde, o que impossibilitou fazerem uma estimativa de meta, mas podemos perceber, pelo número de vacinados, que temos baixa procura”, explica Amariles Borba.

Além dos professores a campanha tem ainda como público alvo gestantes, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A meta em Teresina é vacinar 10.447 gestantes, 20.901 crianças de 6 meses a 2 anos;  35.401 crianças de 2 a 4 anos; 18.590 trabalhadores da Saúde; 1.718 puérperas; 70401 idosos; 21.439 comorbidades. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

“Em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza sazonal é registrada em idosos. Entretanto, as taxas de hospitalizações em crianças menores de cinco anos são tão elevadas quanto às observadas no grupo de idosos”, informa Amariles Borba.

fms vacinação contra Influenza

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1487/fms-conclama-professores-a-se-vacinarem-contra-gripe