COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nos bairros Monte Verde e Piçarreira recolhe 75 toneladas de lixo

Ação teve início em 2015 e já recolheu 5.491 toneladas de lixo em todo o município

Faxina nos bairros Monte Verde e Piçarreira recolhe 75 toneladas de lixo

75,15 toneladas de lixo foram recolhidas na 58ª edição da Faxina nos Bairros, que visitou os bairros Monte Verde (zona Norte) e Piçarreira (zona Leste). O objetivo da ação é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Em atividade desde 2015, a Faxina nos Bairros já recolheu 5.491 toneladas de lixo em todo o município. Somente na última edição, ocorrida no último sábado (13), foram 35,31 toneladas recolhidas na zona Norte e 39,84 toneladas na zona Leste.

A ação é organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Toda semana as equipes de limpeza percorrem as ruas em busca do lixo com potencial de acumular água e se tornar criadouro do mosquito, em especial os de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta de rotina.

“Nos dias que antecedem a faxina os moradores são informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas e recolham todo o material inservível com potencial de se tornar criadouro do mosquito da dengue”, informa a gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra. “No sábado eles devem depositar este lixo em suas portas e as equipes de limpeza farão o recolhimento”, explica.

O trabalho da faxina não se restringe à coleta de lixo. Os agentes de endemias da Gerência de Zoonoses da FMS realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de fazer uma vistoria e convidar para a faxina.

“Dados apontam que a maioria dos criadouros estão localizados dentro de casa. Em recipientes com utilidade para o morador, como vasos de plantas, pratos/pingadeira, comedouro/bebedouro de animais, piscina desmontável, lata/frasco/garrafas, balde/regador, bandeja de geladeira/ar-condicionado e material de construção”, afirma a gerente, que pede ainda que cada um faça a sua parte. “O proprietário deve ser responsável pela limpeza de seu domicílio, desta forma ele estará contribuindo com o trabalho da Prefeitura de livrar Teresina das doenças transmitidas pelo Aedes”, alerta Oriana Bezerra.

fms faxina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1486/faxina-nos-bairros-monte-verde-e-picarreira-recolhe-75-toneladas-de-lixo