DOAÇÃO

Maternidade Wall Ferraz recebe doações de leite materno

A doação de leite humano salva a vida de milhares de crianças prematuras

Maternidade Wall Ferraz recebe doações de leite materno

Dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, data de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Em Teresina, as maternidades municipais mantém postos de coleta, que recebem leite de mães saudáveis que desejem contribuir para a alimentação dos bebês que necessitam.

O posto da maternidade Wall Ferraz, na zona Sudeste da capital, funciona todos os dias das 8h às 18h. Para ser doadora, basta gozar de boa saúde, condição verificada por meio do cartão da gestante. A mulher será cadastrada, recebe o material (frasco esterilizado, etiquetas e gorro) e é orientada passo a passo sobre fazer a extração do leite em casa.

Segundo a nutricionista Déborah Sobral, a maternidade mantém contato com a doadora e envia um motoboy quando ela já colheu leite suficiente para a doação. “Nós orientamos que ela conserve o leite no congelador e vá enchendo o frasco até chegar a dois dedos abaixo de sua capacidade ou por até 10 dias, uma vez que o leite tem validade de 15 dias”, explica ela. “O motoboy recolhe o leite na casa dela e traz para a maternidade, que encaminha para a pasteurização na Maternidade Evangelina Rosa”, conta a nutricionista.

A pasteurização é um processo em que o leite é submetido a uma temperatura de 62,5 graus por 30 minutos, para que se eliminem os micróbios. Depois são feitos testes e controle de qualidade. Uma vez estando apto para consumo, o leite é congelado para ser distribuído para os bebês que necessitam de leite, com prioridade aos prematuros (bebês abaixo de 2500g independente da idade gestacional). O leite pasteurizado congelado tem validade de até seis meses, e aquecido em banho-maria para administração de acordo com as necessidades da criança.

O posto de coleta da Maternidade Wall Ferraz também recolhe e mantém leite fresco de mães cujos bebês estão internados no hospital. Ele tem validade de 12 horas e só pode ser administrado entre mãe e filho. Uma dessas mães é Ana Bianca da Silva, que extrai leite não apenas para seu filho como também para doação. “Eu tinha leite demais, e vi que tinha muito bebê precisando, por isso resolvi doar. Eu acho muito importante ajudar, pois os bebês precisam do leite para ficarem fortes”, justifica ela.

O leite materno é essencial para os recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. A doação de leite humano salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. O Dia Mundial de Doação de Leite Humano simboliza a união de esforços de 23 países da América Latina, Europa e África para salvaguarda da vida de milhões de crianças.

Déborah Sobral faz um apelo para que as mães não deixem de doar. “Se você estiver em casa amamentando seu bebê, gozando de boa saúde e tiver leite sobrando no peito, ajude o banco de leite. É um ato de amor e de solidariedade”, pede a nutricionista.

fms maternidades

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1481/maternidade-wall-ferraz-recebe-doacoes-de-leite-materno