COMBATE AO MOSQUITO

“Faxina” recolhe 95 toneladas de lixo nos bairros Cristo Rei e Gurupi

A ação é promovida pela FMS em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs)

“Faxina” recolhe 95 toneladas de lixo nos bairros Cristo Rei e Gurupi

Mais de 95 toneladas de lixo foram recolhidas na 57ª edição da Faxina nos Bairros, que aconteceu no último sábado (06). A ação é promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) com o objetivo de diminuir e prevenir focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

A última edição foi realizada nas zonas Sul e Sudeste de Teresina, abrangendo os bairros Cristo Rei e Gurupí. Foram recolhidas 95,74 toneladas de material com potencial de se tornar criadouro do aedes aegypti (especialmente aqueles que não são recolhidos pela coleta de rotina, como móveis velhos e eletrodomésticos), sendo 55,03 toneladas na zona Sul e 40,71 na zona Sudeste. "A população tem contribuído com nosso trabalho, mas precisamos alertar aquela parcela de pessoas que ainda não se preocupam com a limpeza de suas residências, pois mesmo uma tampinha de garrafa descartada incorretamente pode se tornar um criadouro do mosquito e propiciar o surgimento de doenças", explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS Amariles Borba.

“Durante a semana, os moradores serão informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas e recolham todo o material inservível com potencial de se tornar criadouro do mosquito da dengue, inclusive os de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta de rotina”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. “No sábado, eles devem depositar este lixo em suas portas e as equipes de limpeza farão o recolhimento”, diz.

O trabalho da faxina não se restringe à coleta de lixo. Os agentes de endemias da Gerência de Zoonoses da FMS realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de fazer uma vistoria e convidar para a faxina.

Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu 5491 toneladas de lixo em todo o município.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1477/faxina-recolhe-95-toneladas-de-lixo-nos-bairros-cristo-rei-e-gurupi