Dentistas da atenção básica são capacitados em prótese dentária

Dentistas da atenção básica são capacitados em prótese dentária

Teve início hoje, às 14h30, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), a capacitação em prótese dentária para os odontólogos das equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF), que em Teresina é gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O primeiro módulo do curso segue até o dia 11 de dezembro e terá uma carga horária de 40 horas, em aulas nos turnos manhã e tarde, que acontecerão na sede da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD).

“Nosso intuito é criar um protocolo simplificado de tratamento, baseado em evidências científicas, viável para a atenção básica. Onde o produto final vai ter o mesmo resultado que no sistema privado”, falou o odontólogo com doutorado na área de Prótese Dentária pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Arcelino Farias, responsável por ministrar a capacitação em prótese dentária.

Um segundo módulo da capacitação, de igual carga horária, já está programado para acontecer entre os dias 12 e 16 de janeiro. “Eu vejo o curso como um ponta pé de metodologia a ser construída na área da saúde bucal. Nós queremos que nossos odontólogos da rede pública tenham autonomia de perceber a necessidade dos pacientes e poderem atendê-los”, afirmou o gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Giovanni Telmo.

A oferta de próteses dentárias pelo município de Teresina existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas um aumento dessa oferta foi efetivado a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da FMS. Atualmente, 18 equipes de saúde bucal disponibilizam o serviço na cidade. De janeiro a setembro de 2015, foram entregues 1.918 próteses dentárias em Teresina, dos tipos total e parcial removível com grampo. “E se contarmos com a produtividade dos meses de outubro e novembro teremos mais de duas mil próteses entregues. Foi um bom avanço e vamos avançar ainda mais em 2016, quando desejamos iniciar o serviço de ortodontia na atenção básica municipal”, explicou Francisco Pádua, presidente da FMS.

A capacitação em prótese é promovida pela FMS em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI), Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). Serão capacitados 24 profissionais de odontologia que atendem na atenção básica municipal, além de quatro monitores que irão atuar como multiplicadores, ou seja, replicar o conhecimento adquirido para outros dentistas.

“Acho muito positivo esse tipo de capacitação, pois a procura por próteses é muito grande. Ampliar o conhecimento é muito importante. Assim como a capacidade do município de agir na atenção secundária em saúde bucal”, disse Jackson Rodrigues, odontólogo da atenção básica de saúde e participante do curso.

DEPOIMENTO DE PACIENTE QUE RECEBEU PRÓTESE TOTAL

O jornalista Efrém Ribeiro esteve presente na abertura da capacitação em prótese dentária para os odontólogos das equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família de Teresina e deu seu depoimento sobre como foi atendido ao procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar o tratamento em prótese dentária.

“Temos que falar bem do SUS quando ele realmente funciona e ele está se transformando, eu sou exemplo disso. Fui até a UBS da Água Mineral e eles logo me atenderam e até me ligavam no dia da consulta médica. Achei maravilhoso. Hoje tenho meus dentes de volta e posso até comer pipoca no cinema. Muito obrigada a todos que me ajudaram”, relatou o jornalista.

• Dentistas da atenção básica são capacitados em prótese dentária
fms capacitação em prótese

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/147/dentistas-da-atencao-basica-sao-capacitados-em-protese-dentaria