AEDES AEGYPTI

FMS: Seminário que discute enfrentamento ao Aedes conta com palestrante da FIOCRUZ

Com o objetivo de capacitar e discutir sobre o enfrentamento das doenças emergentes e reemergentes transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, no próximo dia 17 de abril, segunda-feira, acontecerá o 1º Seminário de Arbovirose: Situação Epidemiológica da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela no Piauí, assim como, homenagem aos 100 anos sem Oswaldo Cruz. De 8h às 13h o auditório Caneleiro do Centro Universitário UNINOVAFAPI será palco do evento.

O seminário conta com palestrantes da FIOCRUZ do Mato Grosso do Sul e com médicos infectologistas da FMS Teresina, além de autoridades em saúde municipais e estaduais. “O evento tem como público alvo os profissionais de saúde para que eles possam se atualizar e aderir as diversas estratégias de prevenção e combate aos criadouros de mosquito. Assim como intensificar suas ações nas unidades de saúde onde atuam”, explica Maria Rocha Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que organiza o evento junto com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Sociedade de Infectologia do Estado do Piauí, Sociedade Piauiense de Reumatologia e Centro Integrado Uninovafapi.

Qualquer profissional de saúde que deseje participar do 1º Seminário de Arbovirose basta comparecer ao local da atividade no horário de início e realizar sua inscrição. O público estimado para o evento é de mais de 200 pessoas.

08 às 8h30 | Inscrição

08h30 às 9h | Abertura

9h às 9h45| Homenagem a Oswaldo Cruz: Ana Luce Girão - Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

9h45 às 10h30 | Conferência: Arboviroses no Brasil: desafios para a saúde pública.

Expositor: Dr Rivaldo Venâncio (Coordenador da FIOCRUZ/Mato Grosso do Sul).

10h30 | Intervalo.

10h45 | Mesa Redonda

Moderador: Dr Kelsen Dantas Eulálio (Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela – SES/PI; Membro Técnico da GEEPI/DVS/FMS – Teresina/PI).

•          Dengue – atualizações

•          Complicações neurológicas das arboviroses

•          Diagnóstico e tratamento da chikungunya

Apresentador (15min.): Dr Tupinamba Sousa Vasconcelos (Reumatologista).

•          Febre amarela: ameaça real?

•          Controle vetorial e participação social

Apresentador (15min.): Dra Oriana Bezerra (Gerente de Controle de Zoonoses - DVS/FMS – Teresina/PI).

Debate: 15 min.

13h00: Encerramento

fms Seminário

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1459/fms-seminario-que-discute-enfrentamento-ao-aedes-conta-com-palestrante-da-fiocruz